Vascaíno, Chacrinha estaria completando 100 anos neste sábado caso fosse vivo; veja foto dele com Eurico
Sábado, 30/09/2017 - 13:14
Um louco? Um excêntrico? Um fanfarrão? Não, um gênio! Superando todas as adversidades e críticas quanto ao seu estilo singular, ele foi um turbilhão que veio para confundir e não para explicar. Nascido em 30 de setembro de 1917, na cidade de Surubim, estado de Pernambuco, José Abelardo Barbosa de Medeiros desembarcou no Rio de Janeiro aos 22 anos e com seu esforço e talento se transformou em um dos maiores artistas e comunicadores do Brasil.

O "Velho Guerreiro" iniciou sua carreira como locutor comercial de rádio em 1939. Mas, já em 1942 passou para a área do entretenimento e criou o programa "Cassino da Chacrinha", que obteve enorme sucesso. Na esteira da fama e do reconhecimento do seu trabalho que crescia a passos largos, adotou a alcunha de Chacrinha, com a qual passou a batizar os seus programas.

Abelardo Barbosa levou o seu talento das rádios para a telinha, estreando em 1956 na antiga TV Tupi. A partir de então, o apresentador promoveu uma revolução na comunicação televisionada. Com sua irreverência e espontaneidade, estabeleceu uma relação com a platéia e com o público de casa que o assistia sem precedentes na TV brasileira.

Chacrinha levava a felicidade para os lares brasileiros através de bordões inesquecíveis, de sua buzina estridente, de suas vestimentas extravagantes e do modo descontraído e inusitado com que atuava no palco: tacando frutas, legumes e até bacalhau sobre os presentes.

Como muitos devem saber, Abelardo Barbosa possuía um coração Cruzmaltino. Sempre que podia, Chacrinha demonstrava o seu carinho pelo Gigante da Colina e aproveitava para provocar os rivais cariocas. Além disso, recebia em seu programa jogadores e dirigentes do Vasco. O seu amor pelo nosso Clube foi devidamente reconhecido em 09 de dezembro de 1968, quando o Conselho Deliberativo do Vasco concedeu o título de Sócio Honorário ao "Velho Guerreiro".

Falecido em 1988, Chacrinha jamais será esquecido. Ele influenciou gerações e promoveu artistas e cantores que pisaram no seu palco ao sucesso e ao estrelato. Um vascaíno de grande coração, Abelardo Barbosa deixou saudade, mas, acima de tudo, nos deixou a sua obra que instiga a admiração de todos.



Fonte: Site oficial do Vasco