Beach Soccer: Com 5 vascaínos, Seleções Adulta e Sub-20 estreiam na Liga Sul-Americana nesta 3ª contra a Colômbia
Segunda-feira, 11/09/2017 - 18:23
Dia de Brasil em dose dupla. Invicta há 38 partidas, a Seleção Brasileira estreia na Liga Sul-Americana nesta terça-feira, dia 12, a partir das 12h no horário local (14h no horário de Brasília), enfrentando a Colômbia, em partida da rodada de abertura do Grupo Norte da competição promovida pela Conmebol – Venezuela, Equador e Peru completam a chave (a final do torneio será no domingo, dia 17). Pouco antes, às 10h no horário local (12h no horário de Brasília), a equipe sub-20 estreia também diante dos colombianos, no campeonato de base que reunirá os mesmos países – Argentina, Uruguai, Chile, Bolívia e Paraguai se enfrentam no Grupo Sul. No retrospecto diante da Colômbia, três vitórias em três partidas, com destaque para o 15 a 0 nos Jogos Sul-Americanos de Praia, em 2009 (30 gols marcados e apenas sete sofridos).

Pentacampeão invicto da Copa do Mundo FIFA (2017-2009-2008-2007-2006), o Brasil teve uma mescla na convocação, com quatro campeões de Bahamas (Mão, Daniel Zidane, Bruno Xavier e Rafael Padilha) e novatos, no grupo que vai em busca do nono título em nove competições. Sob o comando de Gilberto Costa, o Brasil foi campeão da Copa do Mundo 2017 (Nassau-Bahamas), Mundialito de Portugal (Cascais-2017), Eliminatórias Conmebol 2017 (Assunção-Paraguai), Copa América 2016 (Santos-SP), Copa Intercontinental 2016 (Dubai-Emirados Árabes), Mundialito Brasil 2016 (Santos-SP), Mundialito Cascais 2016 (Cascais-Portugal) e Sul-Americano 2016 (Vitória-ES).

– Tivemos um período curto de preparação, apenas uma semana de treinos, mas muito produtivo. O mais importante é a equipe manter o padrão que vem apresentando nesse último ano e meio, um time compacto, com intensidade e sempre buscando o gol. Temos um equilíbrio entre jogadores mais experientes, que disputaram a Copa do Mundo, outros que retornam à Seleção Brasileira, e jovens que fizeram boas temporadas na Europa. É um campeonato de poucos dias, onde precisamos ter atenção e qualidade. Estamos preparados para dar o nosso melhor – afirmou Gilberto.

Já Chicão Castelo Branco, assistente técnico de Gilberto na equipe principal, tem o desafio de dirigir a primeira seleção nacional sub-20 – convocada a partir das observações nas copas sub-20 Norte/Nordeste (Maceió-AL) e Sul/Sudeste/Centro-Oeste (Rio de Janeiro-RJ). Depois de uma semana de treinos e avaliações, hora de controlar os ânimos e passar tranquilidade para a garotada.

– Temos um grupo de muito potencial que tem, talvez como principais desafios nesse campeonato, superar a falta de experiência e a ansiedade. São garotos, que representam o Brasil pela primeira vez, e é preciso controlar o emocional. Fizemos bons treinos, com intensidade e qualidade, e estamos prontos para a competição – frisou Chicão.

CONVOCADOS

SELEÇÃO BRASILEIRA ADULTA
Goleiros – Mão (Braga-POR) e Rafael Padilha (Vasco da Gama-RJ)
Defensores – Bruno Xavier (Catania-ITA), Eudim (Sambenetesse-ITA), Daniel Zidane (Corinthians-SP), Luquinhas (Vasco da Gama-RJ) e José Lucas (Sambenetesse-ITA)
Atacantes – Bryan (Botafogo-RJ), Fred (Botafogo-RJ) e Paulinho (Botafogo-RJ)

SELEÇÃO BRASILEIRA SUB-20
Goleiros – Erivaldo Moreira (Santa Cruz-PE) e Giovane Gonzaga (Vasco da Gama-RJ)
Defensores – Rodrigo Teodoro (Rio Branco-ES), Josep Gentili (Vasco da Gama-RJ), Rai Melo (Botafogo-RJ) e Hennos Henrique (Geração/Doctum-ES)
Atacantes – Lucas Xavier (Sport Recife-PE), Pedro Henrique (Flamengo-RJ), Sávio Gonçalves (Ferroviária-CE) e Paulo Henrique (Vasco da Gama-RJ)

TABELA LIGA SUL-AMERICANA
(horários de Brasília)
Dia 12
12h – Brasil sub-20 x Colômbia
14h – Brasil x Colômbia
Dia 14
16h – Brasil sub-20 x Equador
18h – Brasil x Equador
Dia 15
12h – Brasil sub-20 x Venezuela
14h – Brasil x Venezuela
Dia 16
16h – Brasil sub-20 x Peru
18h – Brasil x Peru
Dia 17
FINAIS

Fonte: CBSB