Confira alguns tópicos que Zé Ricardo observou no time do Vasco na vitória contra o Fluminense
Terça-feira, 29/08/2017 - 09:46
De camarote, Zé Ricardo fez anotações durante a vitória do Vasco por 1 a 0 sobre o Fluminense, sábado, no Maracanã. O saldo foi amplamente positivo, e o desempenho da equipe dá uma boa referência para o novo comandante iniciar efetivamente seu trabalho na manhã desta terça-feira, em São Januário. Com a vitória, o time chegou a 28 pontos, na 12ª posição, e ficou mais longe do rebaixamento.

Até o dia 10 de setembro, quando os cruz-maltinos enfrentarão o Grêmio, ele terá tempo para colocar em prática suas ideias.

O Vasco apresentado a Zé Ricardo contra o Flu:

Posse de bola

A formação montada pelo auxiliar Valdir Bigode com os meias Mateus Vital, Wagner e Nenê deu ao time uma característica de ter bastante a posse de bola e apostar menos na velocidade do que em partidas anteriores, com Milton Mendes.

Um exemplo: entre os minutos 38:06 e 39:11, os jogadores vascaínos trocaram 25 passes sem que os tricolores conseguissem roubá-la. Ao todo, foram 18 finalizações e nove chances de gol criadas, contra seis chutes do Flu e apenas uma oportunidade real de gol.

Nenê, o retorno

Valdir resolveu apostar em Nenê como titular depois de um longo tempo como coadjuvante. O meia teve mais liberdade de movimentação, menos obrigação de voltar para defender e se transformou no comandante da equipe dentro de campo.

Ótima atuação com um "quase-gol" de calcanhar. Ele foi o jogador que mais finalizou no clássico: sete vezes. Zé Ricardo disse em sua entrevista de apresentação que vê Nenê como peça fundamental.

Defesa bem postada

O sistema defensivo, que só não levou mais gols do que Chapecoense e Atlético-GO, foi motivo de críticas até agora no Brasileiro. Contra o Flu, no entanto, a equipe conseguiu neutralizar bem o ataque rival. Breno e Anderson Martins estiveram seguros e bem na saída de bola, e Jean e Wellington deram conta do recado na proteção. Os cruz-maltinos conseguiram 46 desarmes contra 18 do Flu.

Motivação em alta

A máxima de que todo elenco se motiva com uma mudança de treinador valeu para o Vasco. Os jogadores lutaram em cada lance, o que foi determinante para a equipe conseguir ser dominante frente ao Flu. Um exemplo de atleta que ganhou vida nova foi o lateral-direito Madson, que entrou no lugar de Gilberto, machucado, e cumpriu bem seu papel. Ele não jogava desde a partida contra o São Paulo, dia 19 de julho.

Interrogação no ataque

Luis Fabiano vai fazer uma artroscopia no joelho direito nesta terça-feira e ainda não está definido quando ele poderá jogar novamente, embora não seja um procedimento considerado dos mais complexos. Contra o Flu, Andres Rios teve sua primeira chance como titular e dividiu opiniões. Ele deu mais mobilidade ao ataque, mas teve dificuldade em alguns momentos para fazer o papel do pivô. O argentino teve uma finalização e três faltas sofridas.

Fonte: GloboEsporte.com