Discreto, Andrés Ríos aguarda chance no ataque do Vasco
Sexta-feira, 18/08/2017 - 10:20
Andrés Rios chegou ao Vasco em julho como reforço para o ataque cruz-maltino. Entretanto, de lá para cá, atuou por apenas 34 minutos – na derrota por 3 a 0 para o Cruzeiro. Na ocasião, esteve discreto e foi mais meia que centroavante. Quase um mês após sua chegada, ele ainda gera curiosidade nos torcedores.

A verdade é que Rios não empolgou nos treinos. Quem acompanha as atividades relata que o argentino não se sobressaiu, o que explica a demora para ter uma chance – além do fator de adaptação ao futebol brasileiro. Fisicamente, ele não teve dificuldade, pois vinha atuando no Defensa y Justicia.

A questão é, também, tática: Milton Mendes revelou que conversou com o atacante, e no papo o jogador pediu para ser utilizado mais como camisa 9 – posição que já tem Luis Fabiano, Thalles e Paulo Vitor.

- Vem sendo pouco aproveitado porque temos outros jogadores. Ele é um meia atacante. Conversou comigo e disse que quer brigar pela posição de atacante. Vamos aguardar para ver se tem alguma oportunidade, mas tudo trabalhamos em cima de meritocracia – explicou Milton.

Afinal, o que esperar de Rios?

Rios foi contratado pelo Vasco porque a diretoria procurava um jogador versátil que pudesse atuar tanto como centroavante como pelos lados. Ele esteve perto de fechar com o Botafogo, mas, no fim das contas, acertou com o Cruz-Maltino.

O argentino se destacou recentemente no Defensa y Justicia, que disputou a Copa Sul-Americana – fez nove gols em 38 jogos. Pela equipe, atuava como um atacante mais recuado, que ajudava na armação. Foi uma de suas melhores fases – pelo Deportivo Cuenca, do Equador, onde marcou 22 gols e deu oito assistências em 40 partidas, em 2013.

- Ele não era atacante de área. Voltava muito ao meio-campo para ajudar na armação. Tinha um rendimento muito bom, foi chave para que o Defensa se classificasse para a Sul-Americana do ano que vem. Manteve o nível durante todo o Campeonato Argentino – contou Pablo Rocca, jornalista argentino que cobre o Defensa y Justicia pelo diário Olé.

Rios começou a carreira no River Plate. Não era dos mais promissores, mas chegou aos profissionais e inclusive fez um gol no Botafogo pela Copa Sul-Americana de 2007 na histórica vitória por 4 a 2, comandada por Falcao García.

Depois, jogou no Wisla Cracóvia, da Polônia. No Cuenca, seu destaque o fez ser contratado pelo América, do México, mas não foi bem e voltou à Argentina para atuar no Defensa. Desde a época no Equador, ele deixou de ser um jogador de lado para atuar mais centralizado.

- Ele não é um centroavante a que você dá um chutão para que ele domine e segure a bola. Ele é mais criativo. É rápido, mas vinha jogando mais como atacante do que como ponta – completou Rocca.

Rios está à disposição de Milton Mendes para a partida contra o Bahia, no próximo domingo, em Salvador. O técnico dirige na manhã desta sexta-feira o penúltimo treinamento antes da viagem do elenco.



Fonte: GloboEsporte.com