Basquete: Jovens da base treinam com o elenco adulto e técnicos falam da experiência
Terça-feira, 15/08/2017 - 06:37
Atletas experientes e vitoriosos chegaram a São Januário com a missão de elevar o nível da equipe comandada por André Barbosa e levar o Cruzmaltino a prosseguir crescendo nas competições que disputa. Foram sete contratações até o momento (Hayes, Dedé Stefanelli, Giovannoni, Gui Deodato, Gustavo, Renato e Fúlvio), com a permanencia de dois jogadores da última temporada (Nezinho e David Jackson). Para ajudarem nos treinamentos e começarem a sentir a vida no basquete adulto, a comissão técnica vascaína promoveu a entrada de diversos jovens atletas nas atividade diárias com o elenco. O intuito é preparar as promessas do Gigante para o lado profissional, vivendo o dia a dia enquanto são observados e lapidados pela comissão técnica.

- Para mim é uma grande honra poder participar deste projeto. Sempre foi meu maior sonho e estou tendo a oportunidade realizá-lo. Tem sido excelente, o André vem me dando diversos conselhos, me ajudando e com isto estou aprendendo com meus ídolos. Os pr'prios atletas tiveram uma recepção muito boa conosco e estou feliz com esta chance de mostrar meu valor - disse Luiz Felipe, um dos jovens que participam dos treinos.

Com a preparação ainda voltada ao lado físico, o treinador cruzmaltino tem analisado o desempenho dos jovens comandados na maior parte em jogadas sem contato adversário. Entretanto, André Barbosa aproveitou o período antes da reapresentação do elenco profissional para trabalhar com a equipe de base. Com seu auxiliar e coordenador das categorias de base, Christiano Pereira, seu assistente e técnico do sub-13, Cássio Santos, e em conjunto com os técnicos das categorias de base, o teinador fez um trabalho que ajudasse na chegada dos jovens ao time adulto.

- Estamos com muitos treinos físicos agora, então, ainda tive pouco trabalho com eles. Não tivemos atividade envolvendo contato. Mas está sendo excelente, com certeza foi um choque para eles, já participarem com jogadores bem renomados, treinando e convivendo com eles o dia a dia, o vestiário. Isto já vai moldando e ajudando a começar a passar este choque de primeira vista e estão começando a entender. No mês de férias tivemos vários treinamentos específicos com a base, com o auxílio dos treinadores Fred (sub-19), Brasília (sub-17), Carlinhos (sub-15) e David (sub-14). Este desenvolvimento está sendo bem produtivo para eles - afirmou André Barbosa.

Identificado com a base de São Januário, Christiano Pereira tem mais de 30 anos dedicados ao Vasco como atleta e treinador das categorias inferiores. Seu último trabalho à frente dos jovens foi na equipe sub-19, até assumir o time principal para a Liga Ouro de 2016, onde foi campeão e trouxe o Almirante de volta à elite. Desde o final de 2016 como coordenador das categorias de base, Christiano analisou a entrada dos jovens atletas nos treinos do grupo adulto.

- Sabemos da diferença que existe entre um menino da base e os atletas que estão no plantel. Tivemos um cuidado muito grande na subida destes jovens, começando na segunda quinzena de julho. No retorno das férias deles, o André se prontificou a trabalhar com eles já antecipando conceitos que seriam utilizados na equipe adulta. Com certeza isto foi algo que facilitou bastante para este início em termos de adaptação. São jovens com pouca experiência neste nível adulto, mas têm vontade de aprender e fazer parte deste projeto. Sempre que foram utilizados nesta fase de preparação, eles vêm dando conta do recado - ressaltou Christiano Pereira.



Fonte: Site oficial do Vasco