Confira 7 jogadores revelados pelo Vasco que fazem sucesso no exterior
Quinta-feira, 10/08/2017 - 14:46
Por onde anda aquele garoto que brilhou nas categorias de base do meu time e logo foi vendido para o exterior? Será que ele virou um jogador importante por lá? Ou será que se tornou apenas mais um dentre tantos brasileiros espalhados pelo Mundo da Bola?

É para responder perguntas como essas que o "Blog do Rafael Reis" mostra desde julho os paradeiros das crias dos 12 maiores clubes do Brasil.

No sétimo capítulo da série, localizamos sete jogadores formados no Vasco, um clube que tem se especializado em negociar garotos ainda pouco experimentados no time adulto para o exterior. Na próxima sexta-feira, será a vez do Botafogo.

PHILIPPE COUTINHO
Meia-atacante
25 anos
Liverpool (ING)

Maior revelação do Vasco no século, o titular da seleção brasileira foi negociado com a Inter de Milão assim que completou 18 anos, mas demorou para se adaptar ao futebol europeu. Foi só com a camisa do Liverpool que Philippe Coutinho virou um dos principais jogadores de sua posição no planeta. Não à toa, é o nome preferido do Barcelona para substituir Neymar. Os espanhóis tentam agora convencer o clube inglês a liberá-lo.



ALEX TEIXEIRA
Meia-atacante
27 anos
Jiangsu Suning (CHN)

Jogador de sucesso nas seleções brasileiras de base, foi promovido ao time adulto do Vasco cercado de expectativas e participou da campanha do título da Série B de 2009. No ano seguinte, foi vendido ao Shakhtar Donetsk, onde se tornou ídolo e entrou na mira dos grandes clubes europeus. Mas o destino de Alex Teixeira foi a China. Por 50 milhões de euros (R$ 184 milhões), foi negociado em 2016 com o Jiangsu Suning, onde veste a camisa 10.



ALAN KARDEC
Atacante
28 anos
Chongqing Dangdai Lifan (CHN)

Outra cria vascaína que se rendeu ao poderio econômico dos chineses. Contemporâneo de Alex Teixeira no clube brasileiro, o centroavante também passou por Internacional, Santos, Benfica, Palmeiras e São Paulo até a mudança para o Oriente, no ano passado. Na atual temporada chinesa, Alan Kardec já marcou seis vezes pelo Chongqing Dangdai Lifan.



SOUZA
Volante
28 anos
Fenerbahce (TUR)

Mais um integrante da safra que chegou ao time profissional do Vasco no final da década passada, o volante teve uma experiência de dois anos em Portugal (Porto) antes de retornar ao Brasil para jogar por Grêmio e São Paulo. No Fenerbahce desde 2015, Souza é titular absoluto e um dos líderes do time turco.



ALLAN
Volante
26 anos
Napoli (ITA)

Titular na conquista da Copa do Brasil de 2011, o último grande título levantado pelo Vasco, tem uma carreira bastante estável na Itália onde atua desde 2012. Três anos depois de chegar ao Velho Continente, trocou a Udinese pelo Napoli. Em boa fase nas últimas temporadas, Allan chegou a ter seu nome cogitado até para defender a seleção brasileira.



DANILO
Volante
21 anos
Braga (POR)

Jogador de destaque na base da seleção brasileira, foi negociado com o empresário português Jorge Mendes, o mesmo de Cristiano Ronaldo, assim que atingiu a maioridade e não fez nem uma dezena de jogos pelo time profissional do Vasco. Registrado no Braga, tem sido emprestado a outros clubes temporada após temporada. Danilo já passou por Valencia, Benfica e Standard Liège.



DOUGLAS LUIZ
Meia
19 anos
Girona (ESP)

Estreou no time profissional do Vasco no ano passado e acabou descoberto rapidamente por Pep Guardiola. A pedido do técnico espanhol, o Manchester City aceitou pagar 12 milhões de euros (R$ 44,2 milhões) pelo jogador e o contratou na atual janela de transferências. Ainda cru para atuar em um clube do primeiro escalão europeu, foi emprestado para o Girona para jogar o Campeonato Espanhol nesta temporada.



Fonte: Blog do Rafael Reis - UOL