Juvenil: Já no elenco do Vasco, atacante Lucas Couto é o 1º fruto do projeto 'Descobridores'
Sexta-feira, 04/08/2017 - 07:26
O projeto Descobridores, lançado em maio deste ano, em mais uma iniciativa pioneira do Club de Regatas Vasco da Gama, colhe seu primeiro fruto. Em sua estreia com a camisa do Cruzmaltino, o atacante Lucas Couto, de 16 anos, balançou as redes e ajudou o time juvenil a largar com o pé direito na Taça Rio, o segundo turno do Carioca sub-17.

Vindo da Vila Kennedy, onde atuou pela última edição da Taça das Favelas, o jogador chegou a ser inscrito na Taça Belo Horizonte, mas apenas diante do Madureira, no último final de semana, foi utilizado pelo técnico Amilton Oliveira. Com brilho nos olhos, jovem festejou a oportunidade de vestir uma camisa com tanta história.

- O Descobridores foi uma peça fundamental na minha vida. Eu joguei a Taça das Favelas e recebi uma feliz notícia de estar participando de um projeto do Vasco. Foi uma honra. Toda a equipe do Descobridores me abraçou, abraçou a causa da garotada. Todos os jogadores que passaram pelo Descobridores podem falar que eles fazem todo o possível pra ajudar. Sem eles me ajudando, me explicando, seria difícil. Isso tudo foi fundamental. Foi uma experiência muito gratificante - disse o atacante.

Pedro Monteiro, coordenador do Centro de Inteligência e Análise do Vasco(CIA Vasco), não escondeu a felicidade ao comentar o bom início do atleta no Gigante da Colina. O profissional reforçou a confiança no potencial visto em Lucas que, segundo ele, terá um longo e brilhante caminho pela frente.

- O Lucas foi observado atuando pela Vila Kennedy na Taça das Favelas. Foi imediatamente convidado para integrar a Seleção Descobridores, onde passou quatro ciclos com a equipe Sub-20, se destacando nos treinos e jogos. Depois de dois meses de treinamentos no Descobridores, foi encaminhado para a equipe Sub-17. Acreditamos muito no potencial dele, foi muito gratificante vê-lo estreando com um gol e uma boa atuação. Mas sabemos que se trata de um jovem de qualidade que ainda tem muito a ser trabalhado e desenvolvido. É a primeira vez que ele atua em um clube e naturalmente ainda precisa se desenvolver mais, enfrentar jogos mais difíceis, jogar clássicos para evoluir e ganhar mais experiência - afirmou Pedro Monteiro.

Orgulho dos pais, Ademilson Pereira e Isabel Cristina, Lucas fala com satisfação da oportunidade de representar sua comunidade e retribuir toda a confiança depositada pelo Vasco e por sua família, também composta pelas irmãs Amanda e Thaiane.

- Eu vim da comunidade Vila Kennedy e é uma grande honra para a comunidade ter um jogador representando. O Vasco abriu as portas e me abraçou. O Vasco me deu a chance e eu consegui passar. Lembro que meu pai estava muito nervoso, minha mãe também. Todos ficaram surpresos. É uma honra vestir a camisa de um time desse tamanho. Poucos conseguem. Muitos não conseguem chegar, mesmo jogando muito. Quando eu fiz o gol, foi uma emoção quando cheguei em casa. Até hoje tenho contato com o coordenador do Descobridores, gosto muito de todos os integrantes da equipe - declarou o atleta.

Conhecedor dos grandes nomes revelados em São Januário, o atacante tem uma admiração especial pela trajetória de Philippe Coutinho, protagonista no Liverpool. Para Lucas Couto, que também é aluno do Colégio Vasco da Gama, o atual titular da Seleção Brasileira é um exemplo a ser seguido.

- Eu admiro muito o Coutinho. Não só pelo talento, mas porque ele venceu na vida. Chegar ao profissional com 16 anos não é para qualquer um. Ele joga demais. Não é questão só de habilidade, é questão de acreditar que você pode chegar. Temos que acreditar em Deus - concluiu.



Lucas Couto em ação nos treinamentos do projeto "Descobridores":



Fonte: Site oficial do Vasco