Pela primeira vez desde 2006, times do Rio chegam à 16ª rodada do Brasileiro sem trocar de técnico
Sábado, 22/07/2017 - 19:43
Em meio ao tradicional troca-troca desenfreado de técnicos, os clubes do Rio de Janeiro parecem nadar na contramão. Enquanto nada menos que quatro treinadores perderam o emprego após a 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, pela primeira vez desde que a competição passou a contar com 20 clubes na era dos pontos corridos, a partir de 2006, Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco chegam à 16ª rodada sem trocar de técnico.

Nestas 12 temporadas, o Fluminense foi o recordista de mudanças, com 36 trocas de comando - incluindo as entradas e saídas de interinos. O Flamengo mexeu 29 vezes, seguido por Vasco, com 27, e Botafogo, com 22 trocas. Agora Abel Braga, Zé Ricardo, Milton Mendes e Jair Ventura - mesmo convivendo com pressões e cobranças -, conseguem saborear uma rara estabilidade no futebol brasileiro.

- Amigos me ligaram para falar sobre o Atlético-MG, e ligaram já sabendo da minha posição. Tenho contrato com o Fluminense. Talvez digam que eu sempre tenho mercado por causa dessa conduta. Eu como treinador lamento mais uma demissão no meio do campeonato - disse Abel Braga, que estava cotado para assumir o clube mineiro.

Enquanto isso, a dança das cadeiras segue em ritmo acelerado no Brasileiro. Até o momento, 13 técnicos já deixaram o cargo em 15 rodadas. Dez foram demitidos, enquanto Guto Ferreira decidiu trocar o Bahia pelo Internacional, na Série B, e Paulo Autuori e Petkovic viraram diretores de futebol no Atlético-PR e Vitória, respectivamente. Contando-se com os interinos, 33 treinadores já comandaram ao menos uma partida na competição.

Entre o fim da noite de quarta-feira e a tarde de sexta, Coritiba, Atlético-MG, Vitória e Atlético-GO resolveram, para usar termos consagrados pelos cartolas, 'apostar em um fato novo' e dar uma 'sacudida no ambiente'. Pior para Pachequinho, Roger Machado, Alexandre Gallo e Doriva, respectivamente, que engrossam a lista de treinadores em busca de emprego.

Além dos quatro cariocas, apenas outros seis clubes seguem com o mesmo técnico desde a primeira rodada. Ou seja, metade dos participantes do Brasileiro já trocou o comando antes mesmo do fim do primeiro turno. A média até o momento é de um técnico caindo a cada 1,15 rodada, superior a do ano passado, que foi de 1,18, com 32 demissões nas 38 rodadas. Atlético-GO, Atlético-PR e Vitória vão já para seu terceiro treinador na competição.

Enquantos uns lamentam, outros comemoram uma nova oportunidade. O Atlético-MG anunciou Rogério Micale, medalha de ouro com a seleção brasileira no Rio-2016, enquanto o Coritiba contratou Marcelo Oliveira, que estava desempregado desde que foi demitido do Atlético-MG em novembro do ano passado.

Fonte: O Globo Online