Paulinho fala sobre estreia e recorde pelo time profissional do Vasco; veja vídeo
Sexta-feira, 14/07/2017 - 04:31
O Vasco da Gama teve uma noite de quarta-feira (12/07) histórica. Além de derrotar o Vitória pela primeira vez no Barradão e voltar a vencer o adversário em Salvador após 26 anos, o Gigante da Colina viu uma de suas principais promessas estrear profissionalmente com 16 anos de idade. Autor dos gols dos títulos da Taça Guanabara e Taça Rio sub-20, o atacante Paulinho entrou no segundo tempo no lugar de Yago Pikachu.

O tempo de permanência do Menino da Colina em campo foi de apenas quatro minutos, mas suficiente para fazê-lo colocar o nome na valorosa história do Vasco da Gama. Paulinho se tornou o jogador mais jovem atuar pelo clube de São Januário no Século 21. Até ontem, a expressiva marca pertencia ao hoje titular da Seleção Brasileira Philippe Coutinho, que estreou na equipe principal na temporada de 2009, com 17 anos e sete dias.

Apesar da pouca idade, entretanto, Paulinho, que entrou em campo com 16 anos, 11 meses e 27 dias, está longe de ser o atleta mais jovem a atuar com a camisa cruzmaltina na história. Essa marca pertence a Daniel Augusto Madaleno, que defendeu o Gigante da Colina no início do século passado. "Bahianinho", apelido pelo qual o jovem ficou conhecido na época, debutou entre os profissionais no ano de 1926, com 14 anos, seis meses e sete dias.

Assistência para gol e explosão de mensagens no celular

Campeão Sul-Americano sub-15 e sub-17 com a Seleção Brasileira, Paulinho não precisou de muito tempo para justificar a enorme expectativa em torno de seu futebol. A joia cruzmaltina foi colocado em campo pelo técnico Milton Mendes aos 47 minutos da etapa final, atuando assim menos de cinco minutos. O pouco tempo em campo, porém, não impediu o garoto de dar assistência para um dos gols, o último, marcado por Guilherme.

- Estou muito feliz com esse momento, com a oportunidade que tive ontem de fazer a minha primeira partida pelo profissional. Me tornei um dos jogadores mais jovens a atuar com a camisa do Vasco, entrei para a história do clube, fico bastante contente com isso. Agora vou continuar trabalhar para receber outras chances e me firmar aqui em cima - afirmou Paulinho, com exclusividade ao Site Oficial.

A primeira experiência na equipe principal não foi comemorada apenas pelo jovem atacante. Após chegar na concentração e receber uma ligação dos pais, Paulo e Ana, Paulinho foi surpreendido com um alto número de mensagens em seu celular. Os recados vieram de todas as partes e tinha como tema principal o fato da jovem promessa ter entrada para a história do Gigante da Colina.

- Recebi muitas mensagens de parabéns. Passou um filme na cabeça, tudo que passei la atrás para chegar nesse momento. Feliz, mas ainda não cheguei ao meu objetivo. Quero muito mais. Eu tentei aproveitar o máximo a chance que tive. Iria entrar antes, mas as circunstâncias do jogo me fizeram entrar depois. Dei dois toques na bola, mas fui feliz e eficiente, dando o passe para o gol do Guilherme - comemorou Paulinho.

Jogador mais novo a estrear na equipe principal do Vasco (Na história do clube):

Nome: Daniel Augusto Madaleno
Apelido: "Bahianinho"
Data e Local de Nascimento: 17/12/1911, Vila Flores (RS)
Primeiro jogo na equipe principal: 24/06/1926 – Vasco 1x2 Flamengo – Amistoso Estadual
Idade na estreia: 14 anos, 6 meses e 7 dias
Primeiro gol: 01/05/1927 – Vasco 11x0 S.C. Brasil – Campeonato Carioca - Marcou dois gols
Idade no primeiro gol: 15 anos, 4 meses e 14 dias

Jogador mais novo a vestir a camisa do Vasco na equipe principal (Apenas no Século XXI):

Nome: Paulo Henrique Sampaio Filho
Apelido: "Paulinho"
Data e Local de Nascimento: 15/07/2000, Rio de Janeiro (RJ)
Primeiro jogo na equipe principal: 12/07/2017 – Vitória 1 x 4 Vasco – Campeonato Brasileiro
Idade na estreia: 16 anos, 11 meses e 27 dias
Primeiro gol: Ainda não marcou
Idade no primeiro: Ainda não marcou

Jogador mais novo a vestir a camisa do Vasco no Século XXI até a estreia de Paulinho:

Nome: Philippe Coutinho Correia
Apelido: "Philippe Coutinho"
Data e Local de Nascimento: 12/06/1992, Rio de Janeiro/RJ
Data da estreia: 19/06/2009 – Vasco 0 x 0 Duque de Caxias – Campeonato Brasileiro – Série B
Idade na estreia: 17 anos e 7 dias
Primeiro gol: 24/01/2010 – Vasco 6 x 0 Botafogo – Campeonato Carioca – Marcou dois gols
Idade no primeiro gol: 17 anos, 7 meses e 12 dias





Fonte: Site oficial do Vasco