Eurico: 'Ninguém mais do que eu quer que as coisas sejam devidamente apuradas, investigadas'
Segunda-feira, 10/07/2017 - 12:59
Dois dias depois da confusão que aconteceu em São Januário e da entrevista coletiva que deu logo após o tumulto no estádio de seu time, Eurico Miranda falou com a imprensa mais uma vez. Agora, o presidente do Cruz-Maltino disse que está havendo precipitação por todos os lados.

- Quero fazer comentários sobre a precipitação que está acontecendo de todas as partes. Imprensa, PM, MP... Ninguém mais do que eu quer que as coisas sejam devidamente apuradas, investigadas. O Julgamento antecipado normalmente induzem a erro.

Ainda em seu pronunciamento na sala de imprensa do clube, Eurico afirmou novamente que não interessa ao Vasco toda a confusão ocorrida no sábado. Segundo o presidente, a Polícia Militar erra ao generalizar e considerar os funcionários do Vasco como os culpados pela confusão.

- Vou começar pela nota. A PM disse que funcionários do Vasco.... A quem interessava que acontecesse esses fatos lamentáveis? Ao Vasco, ao seu presidente? Evidentemente que não. Interessava ao Vasco? Não. Nos jogos os funcionários do Vasco têm um pró-labore. Interessava a eles? Evidentemente que não. Pode interessar a um, dois, três que não trabalham. Não se pode generalizar e acusar. Tenho 630 funcionários - disse o presidente, que continou no assunto.

- Aí eu mando 630 funcionários embora? Se for investigado e provado, evidentemente que a demissão é sumária. Digo isso em defesa dos funcionários. Vamos dizer que 99,9% dos funcionários são de alta qualidade e não merecem ser atingidos com uma acusação dessas. Ao Vasco só interessa que sejam apurados os fatos. Tem confusão em tudo quanto é lugar, até fora do Brasil. Quando acontecem essas coisas em outros lugares, não falam sobre o presidente. Aqui falam do Eurico. Mas nunca vou fugir de responsabilidade.

Confira outros tópicos da entrevista do presidente vascaíno:

Polícia Militar

A PM justifica da maneira dela. Pode até nem fazer a revista alegando falta de contingente, mas é a responsável por essa revista. Quando pede que stewards façam, é ela quem supervisiona. Da parte do Vasco, tomamos todas as medidas necessárias, inclusive solicitei torcida única. A PM é que disse que tinha condição de dar garantia. Os portões de São Januário só abrem após a chegada da PM.

Atuação da PM

É maneira de proceder você de dentro do campo começar a atirar bombas para arquibancada indiscriminadamente? Essa é a maneira de reprimir? Eu condeno que se atire uma bomba de efeito moral indiscriminadamente. Isso está sendo apurado. Não vi nenhum conflito por torcidas, o que é normal em jogos. Mas a forma como reprimiu instigou o negócio a ficar generalizado.

Protestos das torcidas

Foi em cima da PM, da atuação dela. Não foi contra o time, contra o Flamengo, contra o presidente... Vimos crianças aterrorizadas, com os olhos lacrimejando. Foi pelo conflito ou pela forma que a PM reprimiu? Claro que depois as coisas tomam outras proporções e chegaram onde chegaram. Nesses meus longos anos no futebol, eu realmente não tinha visto cenas como aquelas. Foram provocadas.

Laudos de São Januário

Daí a chegaram na conclusão sem apurar os fatos, dizer que o Vasco não tem condição... O Vasco tem todos os laudos, todas as medidas foram tomadas. Está tudo gravado. O estádio tem tudo monitorado. Houve excesso? Claro que houve. Mas temos que ver a origem. Todas as manifestações em seguida colocam um cunho político. Não digo nem eleitoral. Só no Vasco que isso começa um ano antes.

Recuperação de São Januário

Esses pequenos grupos não podem falar sobre o complexo de São Januário. Os que vinham antes e vêm hoje podem ver como foi a recuperação. Eles têm por objetivo prejudicar o futebol. De uma certa forma eu blindo e não permito que atinja. Volto a perguntar: a quem interessava isso? Ao Vasco, que tinha como meta vencer os jogos em São Januário, que cumpriu todas as exigências, que investiu?

Sala para torcida organizada

Desde que assumimos não tem sala pra torcida organizada guardar material. A PM verifica. O MP manda verificar. Daí partir para esse tipo de acusação é muito sério. O Vasco quer que seja feita a investigação como deve ser feita.

Relatos de postagens em redes sociais

Havíamos alertado sobre manifestações, pessoas incitando a violência. Alguma coisa foi feita? A PM identifica, mas fica por isso mesmo. Vem um desses que pretende ser algo no Vasco um dia e coloca que eu daria ingresso para torcida. Não dou um ingresso. Criei uma situação de facilitar, com limitação, venda para a sócio-torcida. Pagam R$ 10. São cadastrados. Fora isso, não dou ingresso. Esse negócio de Euriquistas contra anti-Eurico... não é por aí. Não pode ser tratado assim.

Apoio do Vasco na investigação

O Vasco vai até as últimas consequências na investigação. Se for apurado algo sobre funcionários, medidas drásticas serão tomadas. Se alguém participou direta ou indiretamente nesse conflito, será demitido. Não tenham dúvida.

Segurança de São Januário

Não posso permitir que um estádio histórico como esse, que todas as medidas são tomadas, por causa de um incidente, grave, sem dúvida, dizer que São Januário não é seguro é uma barbaridade. Vou lutar com tudo o que posso para evitar isso. É absolutamente seguro. Se outras medidas precisam ser tomadas, serão tomadas. Mas o estádio é seguro.

Julgamentos precipitados

Não vamos nos submeter a julgamentos precipitados sem a devida apuração dos fatos. O clube vai usar de todos os seus recursos. Desde já reafirmo algo, o Vasco não se exime de responsabilidade nenhuma. Mas não tem responsabilidade nenhuma sobre os fatos que ocorreram. Tudo o que foi solicitado foi feito. Já vi outras coisas que não tomaram essa proporção. Posso citar diversas.

Responsabilidade da PM

No jogo do Botafogo ontem teve problema. Foi fora? Foi fora. Aqui as coisas tomam outra proporção. O representante do MP disse que a CBF recebe, a Ferj recebe, o Vasco recebe... É um tipo de informação de quem não conhece. Desde que me entendo por gente que quem dá segurança é polícia. Existe um grupamento só para estádios. Quando o Estado está na situação que se encontra... O comandante diz que a PM não tem condição de dar segurança em um jogo em dia de sol com praia, não posso dizer mais nada sobre isso.

Torcida única no clássico

Eu acho que era inaceitável torcida única no Maracanã. E continuo achando. Mas o jogo aqui em São Januário, com uma determinação deles de 5% para o adversário, eu entendi que seria razoável ser única. Foi uma sugestão que não foi aceita.

Defesa do Vasco

Vasco vai se defender. O clube não pode ser punido se ficar demonstrado que tomou todas as providências. Evidente que o julgamento é de cada um dos auditores, e vamos nos defender.

Crítica à notícias relacionadas à política do clube

Numa semana de Vasco x Flamengo, a notícia que tinha era que grupo tal se reuniu... isso passa a ser a matéria.

Contratação de Andrés Rios

Confirmo a contratação de Andrés Rios. Eu só autorizo e assino. A hora que chega eu não sei, não dá para saber de tudo.

Morte do torcedor vascaíno

Só falta dizerem que mataram o torcedor aqui dentro e jogaram lá fora. Aí é brincadeira. Tem que ter investigação. Foi arma de fogo? Tem que apurar de onde saiu? Uma coisa garanto. Se foi arma de fogo, foi lá fora. Acho que não entraria no estádio, com a revista.

Possível jogo no Maracanã

Eu acho que poderia ser em em outro estádio? Maracanã? De que jeito? Gastaram mais de R$ 1 bilhão e não é de ninguém. Deveria ser do povo, mas não é. Demonstra a situação que vivemos no geral.



Fonte: GloboEsporte.com