Dinamite critica Eurico: 'A minha gestão foi muito mais democrática'
Domingo, 09/07/2017 - 08:21
De passagem por Brasília nesta quinta-feira para ministrar uma palestra na empresa Every TI, do vascaíno Eduardo Nery, Roberto Dinamite admitiu em um bate-papo por telefone com o blog que o centroavante Fred, do Atlético-MG, é uma ameaça ao seu recorde de gols na história do Campeonato Brasileiro. "Eu parei de jogar em 1992 (aos 38 anos) e a marca está aí até hoje. Recordes existem para serem batidos, e o Fred pode fazer isso, sim. Ele tem 33 anos, dificilmente deixará o futebol brasileiro novamente e deve continuar disputando a Série A por muito tempo", opinou Dinamite, autor de 190 gols em 328 jogos com as camisas do Vasco e da Portuguesa, no período de 1971 a 1992.

De 2004 a 2017, Fred contabiliza 131 bolas na rede na Série A do Campeonato Brasileiro. Na média, praticamente empata com Roberto Dinamite. O ídolo cruz-maltino fez 0,58 gol por jogo na elite. Fred ostenta 0,56. Na saga para alcançar Dinamite, Fred ainda tem pela frente Zico (135), Edmundo (153) e Romário (154). Na média geral, a liderança é de Serginho Chulapa, com 0,69. O ex-jogador de Santos e São Paulo contabiliza 127 gols em 184 jogos.

Marca histórica à parte, Roberto Dinamite criticou a gestão, segundo ele, antidemocrática, do desafeto Eurico Miranda à frente do Vasco. "Se você parar para ver, os grandes ídolos do clube, como eu, Edmundo, Juninho Pernambucano… não vão ao Vasco. Não há diálogo. Isso não existe. A minha gestão foi muito mais democrática", comparou.

Justamente por desconhecer os bastidores do Vasco, Roberto Dinamite evitou avaliar a gestão do seu desafeto. "É difícil pra mim. Como eu disse, eu e outros ídolos não vivem o dia a dia do Vasco administrativamente. Na minha época, ele (Eurico Miranda) estava sempre lá. Não há diálogo. Independentemente disso, eu quero sempre o melhor o Vasco, que é maior do que todos. Torço sempre por algo muito positivo", ponderou.

Ex-deputado estadual no Rio de Janeiro pelo PMDB, Roberto Dinamite não descarta voltar à política em 2018. "Estamos avaliando o cenário. É uma situação que precisa esperar". A única certeza do craque de 63 anos é a seguinte: "Não quero mais ser presidente do Vasco", garante o mandatário do clube de 2008 a 2014.

Embora o Flamengo tenha um elenco superior ao do Vasco, Roberto Dinamite espera um clássico equilibrado neste sábado pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. "Em tese, o Vasco tem duas vantagens: o fato de jogar em São Januário e a torcida. Sou o maior artilheiro do clássico (27 gols), é um jogo de detalhe, vai exigir muita determinação, atenção e foco dos dois times", prevê.

O ex-camisa 10 do Vasco lamenta o fato de o Clássico dos Milhões ser em São Januário e não no Maracanã. "Enquanto os quatro presidentes (Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco) não se unirem pelo bem de todos eles, o Maracanã continuará sendo um estádio inviável. Os clubes precisam somar forças para torná-lo acessível".

Questionado se isso é possível com Eurico Miranda sendo um dos quatro presidentes dos grandes do Rio, Roberto Dinamite não entrou em dividida antes do embarque de volta ao Rio de Janeiro. "Aí, isso eu não posso responder".

Maiores artilheiros do Brasileirão (desde 1971)

190 Roberto Dinamite
154 Romário
153 Edmundo
135 Zico
131 Fred
129 Túlio Maravilha
127 Serginho Chulapa
126 Washington
116 Luis Fabiano
113 Dario



Fonte: Blog Drible de Corpo - Correio Braziliense