Relembre histórias de jogadores que fizeram a diferença no clássico Vasco x Urubu
Quinta-feira, 06/07/2017 - 17:28
O Clássico dos Milhões raramente é um jogo calmo. Pode até ser que o duelo não tenha muito valor de vez em quando, mas certamente terá tensão. Melhor para nós, torcedores. O futebol tem esse poder de transformar pessoas normais em heróis. Mas também em vilões. Nos inspiramos no meme VOCÊ NÃO que tem rolado nas redes sociais, e selecionamos oito grandes nomes que ajudaram o próprio time para a construção da mística de um Flamengo e Vasco. Mas tem aquele um que deixou a desejar.



OBRIGADO: em 87, Tita, ex-Flamengo, fez o gol do título do Vasco em cima do Flamengo. No dia 9 de agosto, Romário roubou a bola e tocou para Luís Carlos na ponta esquerda. Ele cruzou para Roberto Dinamite. O camisa 10 dominou no peito e atrasou para Tita. O atacante encheu o pé de primeira e marcou um golaço.

POR: dez anos antes de Tita marcar o gol do título do Campeonato Carioca para o Gigante da Colina, o atacante foi fundamental para outra conquista do Vasco. Em 1977, os dois clubes estavam na final do Estadual e a decisão foi para os pênaltis. Na época com 19 anos, o garoto Tita foi bater sua cobrança, mas Mazzaropi se agigantou e defendeu o pênalti no canto direito.

FAZER: "Vai estar escrito daqui a 20 anos que o Vasco da Gama conquistou o bicampeonato com gol de Cocada aos 44 minutos, que entrou em campo aos 41 e foi expulso aos 45". Difícil explicar melhor o que aconteceu naquele jogo do que essa frase do próprio atacante. Resta somente apreciar o que ele fez detro de campo.

O: no domingo de Páscoa, Vasco e Flamengo decidiram a Taça Guanabara de 2000. Do lado de fora, os torcedores vascaínos foram recebidos com ovos de chocolate. Dentro de campo, o Gigante da Colina goleou por 5 a 1, com três de Romário e as famosas embaixadinhas de Pedrinho no fim do jogo.

VOCÊ NÃO: sim, é uma lembrança ruim para quase todos os vascaínos, mas ele tinha que estar presente. Estamos no segundo jogo da final da Copa do Brasil de 2006 e Valdir Papel começa como titular no time de Renato Gaúcho. Com a derrota por 2 a 0 na ida, o Gigante da Colina precisava reverter a derrota e fazer pelo menos dois gols de diferença. Mas aos 16 minutos da etapa inicial, Valdir Papel recebe o segundo amarelo e é expulso. Resultado: Flamengo campeão.

MEU: Riascos foi muito importante para a vitória do Vasco por 2 a 0 em cima do maior rival na semifinal do Carioca de 2016 (competição que o Cruz-Maltino foi campeão). O atacante colombiano deixou César Martins perdido no lance do primeiro gol e foi ele quem deu o chute para o gol contra de Wallace.

MAIOR: Romário marcou 18 vezes no clássico, sendo 13 contra o maior rival. Alguns são bem icônicos. Por duas vezes o Baixinho deixou três gols no mesmo jogo. O mais icônico do camisa 11 foi no primeiro jogo da final do Carioca de 1988. Romário aproveitou erro de Leandro, ficou de frente para o goleiro, aplicou um lençol, e completou de cabeça para decretar o 2 a 1 no placar.

RIVAL: o maior goleador de Vasco e Flamengo não poderia ficar de fora dessa lista. Roberto Dinamite marcou 27 gols contra o maior rival. Escolhemos a vitória por 4 a 2 no clássico de 1975. Dinamite deu assistência para o primeiro gol e quando a partida estava empatada em 2 a 2, resolveu com dois gols, o último em uma bomba de falta no ângulo.

REBOLAR: Edmundo acabou com a semifinal entre Vasco e Flamengo no Campeonato Brasileiro de 1997. O Animal marcou três gols só naquela partida, levou o Gigante da Colina para o tri nacional e não poupou nas comemorações, inclusive com a famosa rebolada.

Fonte: GloboEsporte.com