Confira 5 possíveis razões para a oscilação do Vasco no Brasileiro
Quinta-feira, 22/06/2017 - 11:46
Tem sido assim desde o início do Campeonato Brasileiro. Em uma rodada, o Vasco ganha. Na seguinte, perde. Depois, vence de novo. Quando parece que vai engrenar, nova derrota. A sina cruz-maltina só não aconteceu quando o time bateu Bahia e Fluminense em sequência em São Januário. Depois disso, a equipe de Milton Mendes sofreu para manter a regularidade - nesta quarta, perdeu para o Botafogo por 3 a 1.

O que explica a oscilação do Vasco no Brasileirão? Não que a campanha seja ruim: os 12 pontos conquistados em 27 disputados dão um aproveitamento de 44,4%. Mas, se o Vasco quiser atingir o objetivo traçado pelo presidente Eurico Miranda, de brigar por vaga na Libertadores, precisará encontrar regularidade. Abaixo cinco razões:

1- Falta de continuidade

O jogo contra o Botafogo foi o primeiro no Brasileiro em que o Vasco repetiu o mesmo time da rodada anterior. Antes, Milton havia optado por adaptar a escalação de acordo com as nuances de cada adversário, especialmente fora de casa. Isso não deu certo: a equipe ainda não pontuou longe de São Januário. Por conta destas alterações, não encontrou maior padrão – sofre com a falta de equilíbrio entre defesa e ataque, provavelmente a principal causa desta oscilação.

- O que pode ser importante são as características dos jogadores que podem trazer o equilíbrio. Mudança de sistema de jogo dentro e fora de casa nós chegamos a conclusão e mudamos nossa estratégia. Temos nosso time-modelo e depois vamos alinhando uma coisa ou outra, até porque não temos tido tempo de trabalho, o que não é desculpa - analisou o técnico Milton Mendes.

2- A tabela

O início de campeonato do Vasco tem sido farto em jogos no Rio de Janeiro: até agora, foram seis – contando o clássico com o Botafogo no estádio Nilton Santos – de nove. Isso permite à equipe se recuperar rapidamente em casa após uma derrota fora.

As viagens, entretanto, foram duras: contra Palmeiras e Grêmio, dois candidatos ao título, e Chapecoense, sempre difícil na Arena Condá. No próximo domingo, oportunidade de ouro para se levantar do revés desta quarta: pega o Atlético-GO em São Januário.

3- Fabuloso

Milton Mendes montou um planejamento para contar com Luis Fabiano nos jogos em casa. O atacante foi poupado contra Grêmio e Chapecoense, fora do Rio, e sua ausência foi sentida pelos companheiros. Sem o artilheiro do time no Brasileiro – cinco gols em sete partidas -, o Vasco perde muito e não consegue uma sequência.

4- Atenção

Este foi o terceiro jogo em que o Vasco tomou um gol nos primeiros minutos de jogo. Antes, havia sofrido contra Palmeiras e Corinthians. A falta de atenção no início tem provocado mudanças na estratégia do time, que entra em campo montado para outro tipo de duelo.

- É muito ruim sairmos atrás do marcador, dificulta a estratégia. Mas também vemos que o time tem poder de reação. Temos que nos equilibrar, ter esse entendimento de entrarmos mais ligados. É um ponto interessante a ser pensado - admitiu Milton.

5- Defesa mais vazada


O Vasco levou 20 gols em nove jogos - é a defesa mais vazada do Brasileirão. Cinco foram de pênaltis, mas o alto número mostra a inconsistência do setor, muito em conta da já citada falta de continuidade no padrão tático do time.

Milton montou a equipe com três volantes, flertou com um 3-6-1, mas decidiu apostar no 4-2-3-1, mais ofensivo, nas últimas partidas. Sem resolver o problema da proteção, terá dificuldade para encontrar regularidade.



Fonte: GloboEsporte.com