Frente Vasco Livre e Cruzada Vascaína divulgam notas sobre o Vasco da Gama Patriotas
Segunda-feira, 12/06/2017 - 07:33
Frente Vasco Livre

A Frente Vasco Livre, através de seu candidato à presidência do clube, Alexandre Campello, manifesta profundo descontentamento com a decisão da atual administração do Club de Regatas Vasco da Gama de impedir que o Vasco Patriotas, time amador de futebol americano que, desde 2010, defende e honra a Cruz de Malta Brasil afora, sem receber nada em troca, não possa mais usar os emblemas, símbolos e demais distintivos do clube.

A justificativa é a de que membros do Vasco Patriotas deram início aos protestos contra o atual presidente nas sociais de São Januário após a derrota de 5 a 2 para o Corinthians, na última quarta-feira (07/06), pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Ora, quem esteve no estádio no referido dia presenciou que as manifestações partiram, praticamente uníssonas, de diferentes sócios e torcedores vascaínos – muitos dos quais, como foi de conhecimento público, acabaram covardemente agredidos por “seguranças” a serviço da atual administração, em mais um episódio lamentável e amplamente divulgado pela mídia, contribuindo para manchar ainda mais a imagem do clube.

Impedir que o Vasco Patriotas, reconhecidamente um dos melhores times da modalidade no país, campeão brasileiro em 2014 e finalista em 2015, faça uso do nome, marcas e propriedades do Club de Regatas Vasco da Gama, soa como anti-marketing, além de se configurar como atitude antipática e autoritária de uma gestão que, repetidamente, afasta de seu convívio os vascaínos.
A Frente Vasco Livre luta para que o Club de Regatas Vasco da Gama liberte-se de uma vez por todas de práticas antidemocráticas e respire um ambiente mais leve, onde qualquer um que demonstre sua paixão pelo Cruz de Malta seja tratado, no mínimo, com respeito.

#frentevascolivre #vascolivre #alexandrecampellopresidente

Fonte: Facebook Frente Vasco Livre


Nota oficial – O maior patrimônio

Como se constrói a história de uma vida? Momentos.

Como se constrói uma vida bem sucedida? Sucessos.

Como se constrói um clube campeão? Com títulos.

Como se constrói um clube com história? Vitórias (e todos os significados advindos desta palavra).

Como se constrói um clube de massa?

Esta última pergunta talvez seja um pouco mais difícil de defini-la em uma única palavra. Títulos, conquistas, ídolos, lutas contra o preconceito, mobilização para construção do patrimônio… Sim, estamos falando do Club de Regatas Vasco da Gama. Um clube que temos um bilhão de motivos para nos identificarmos, seguí-lo e idolatrarmos. Um clube que tem quase 120 anos, e ao longo desta vida arrebanhou gerações de torcedores.

Na história recente, clubes têm tentado se comunicar com mais proximidade de seus torcedores. O programa de sócio-torcedor tem vários exemplos de como trazer para perto a paixão, e a identificação do torcedor, e com isso, um aumento de potencial de investimento do clube .

Ganhar títulos, e formar ídolos, tem sido uma estratégia bem sucedida de aumentar sócios e torcedores, construindo assim, um clube de massa.

Como se destrói um clube de massa?

Esta pergunta é bem mais fácil responder. Vale apenas inverter os fatores listados acima: Preterir campeonatos de maior abrangência, em preferência aos de menor abrangência; Negligenciar ídolos do clube; e em episódio recente, agredir fisicamente sócios e torcedores.

Não obstante, a diretoria administrativa do clube resolve desvincular o campeão nacional de 2014 de uma modalidade esportiva em ascenção, o futebol americano. Mas qual o motivo do afastamento? Teriam os mesmos resultados desportivos ruins? Não. São o top 5 nacional. Seriam custosos para o clube? Não. Tem uma autonomia financeira, e ainda geram receitas para o clube e seus parceiros comerciais nas vendas de uniforme . O que aconteceu? Em uma partida de futebol, cujo resultado não foi favorável, atletas, que são sócios, se posicionaram pacificamente contra a atual administração, e foram agredidos fisicamente.

O Vasco Patriotas, que foi nestes últimos anos o único traço de identificação com um clube, outrora, vencedor. Agora, por puro orgulho e preciosismo de pouquíssimas pessoas, se chamará apenas Patriotas.

“O orgulho dos pequenos consiste em falar sempre de si próprios; o dos grandes, em nunca falar de si.”

Voltaire

GO PATRIOTAS!

Fonte: Cruzada Vascaína