STJD usa fair play trabalhista pela 1ª vez e pune Santa Cruz por salários atrasados em 2016
Sexta-feira, 02/06/2017 - 04:32
O Santa Cruz foi julgado nesta quinta-feira pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva e punido com a perda de três pontos na edição do Campeonato Brasileiro de 2016 e ainda mais uma multa de 30 mil reais. O clube foi denunciado pela Federação Nacional dos Atletas Nacionais de Futebol (FENAPAF) pelos quatro meses de salários atrasados no último ano. Essa punição é a primeira no futebol brasileiro, já que o Fair Play trabalhista foi incluído nos Regulamentos Específicos das Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro pela CBF em 2015.

No mês de fevereiro, o processo chegou a ser arquivado pelo STJD, mas a procuradoria recorreu e num novo julgamento conseguiu a punição dos tricolores. Depois de mais uma audiência, o clube pernambucano conseguiu diminuir o valor da multa.

- O clube havia sido penalizado com a perda de três pontos no Campeonato Brasileiro da Série A de 2016 e penalizado também com a multa imposta de 100 mil reais. Hoje, terminou a votação mantendo a punição dos três pontos de 2016. Ou seja, não tem nenhuma consequência prática em 2017, muito menos na Série B, e a multa foi reduzida para 30 mil. Vamos esperar que o acórdão seja publicado para analisar as providências que serão tomadas a partir de então.

Com relação a última classificação, o Tricolor terminou a competição com 31 pontos. Agora, passa a ter 28. Apesar de empatado com o América-MG com a mesma pontuação, o Santa permanece na 19ª colocação por ter uma vitória a mais (8x7).

Fonte: GloboEsporte.com