Abel Braga, sobre clássico em São Januário: 'Não vejo nada de anormal. Queria eu também ter a minha casa'
Sexta-feira, 26/05/2017 - 19:32
O técnico Abel Braga tem apenas uma dúvida para definir a escalação do Fluminense. Ou pelo menos tinha. Segundo o treinador, o substituto de Sornoza contra o Vasco já está escolhido desde terça-feira. E apesar do mistério do treinador, a vaga tem tudo para ficar com Douglas. Na atividade desta sexta, a última antes do clássico, o volante treinou entre os titulares.

Na entrevista coletiva, Abel não quis revelar sua escolha. Disse que tem três opções e que não vai inventar. O treinador apenas confirmou que Wellington Silva, em recuperação de pubalgia, está fora do jogo. O atacante reapareceu no gramado nesta sexta e realizou exercícios físicos.

- A decisão já está tomada desde terça. E avisei para ele se preparar bem. Tenho duas ou três opções, não vou inventar nada. Wellington Silva está fora - disse Abelão.

O clássico em São Januário não preocupa o treinador. Abel definiu como legítima a decisão do Vasco de jogar em sua casa, onde tem tem história. Defendeu o Cruz-Maltinho na década de 70 e comandou o Vasco como técnico no estádio, além do próprio Flu. No quesito pressão, ele garante que sua equipe está mais do que vacinada após a vitória sobre o Atlético-MG no Independência. Por questões de segurança, os tricolores terão direito a apenas 5% dos ingressos. Mais de 15 mil já foram vendidos antecipadamente.

- Nisso já estamos vacinados depois de domingo passado. Ganhamos no Independência, o estádio que faz mais pressão no adversário. Em São Januário, até acho que a torcida fica distante do campo. Tem espaço. Nem me preocupo. No jogo passado eu falei para os meus jogadores, sabia que seria difícil até para a arbitragem. Agora não vou falar nada. Claro que a pressão será grande, mas nossos 5% vão com esperança de manter o bom momento - analisou.

Vasco e Flu se enfrentam neste sábado, às 16h (de Brasília), em São Januário. Com 100% de aproveitamento no Campeonato Brasileiro após duas rodadas, o Tricolor deve ir a campo com Diego Cavalieri, Lucas, Nogueira, Henrique e Léo; Orejuela, Douglas e Wendel; Gustavo Scarpa, Richarlison e Henrique Dourado.

Confira outras respostas de Abel:

Jogar em São Januário

Acho totalmente válido. O Vasco tem estádio e tem que aproveitar o fator campo. É importante no futebol. Não vejo nada de anormal. Queria eu também ter a minha casa. Nós não nos acostumamos ainda em lugar nenhum, é a verdade. Los Larios, Bangu, Edson Passos, Maracanã, Engenhão, Juiz de Fora... São Januário é um estádio com plenas condições. Não é motivo para justificar nada.

Pressão

Nisso já estamos vacinados. Depois de domingo passado... Ganhamos no estádio que faz mais pressão no adversário. Em São Januário, até acho que a torcida fica distante do campo. Tem espaço. Nem me preocupo. No jogo passado eu falei, sabia que seria difícil até para a arbitragem. A pressão será grande, mas nossos 5% vão com esperança de manter o bom momento

Lembranças

Vivi momentos muito bons em São Januário. Era muito difícil perder lá. Em 76, quando a coisa estava complicada, caiu na área era pênalti. Meu pior momento ali foi o jogo contra o Londrina, quebrou a gente no meio. Apesar da formação no Flu, foi no Vasco o meu apogeu. Campeão Carioca, um turno sem sofrer gol com a barreira do inferno. Dali fui para o PSG, disputei Copa do Mundo. Tudo aconteceu ali. É legítimo o Vasco jogar em São Januário. Nós vamos tentar contrariar de todas as formas.

44 anos sem o Flu vencer em São Januário

No domingo passado quebramos um tabu. Estamos confiantes. Milton está colocando sua maneira na equipe. Ela está correndo muito, marcando. Vai jogar em casa, tem que ser mais agressiva, ofensiva, vamos tentar contrariar isso. Foi assim que jogamos contra o Atlético-MG. Trabalho ótimo na semana. Teve jogo-treino, tático quarta e quinta, e hoje a preparação final.

Sumiço de Michael

Michael é o que o Torres falou. Primeiro precisamos entender o que ele quer. Tenho um sentimento diferente com ele, muito amigo do meu filho, almoçou várias vezes na minha casa. Ele está perdendo para ele mesmo, para a vida. Se ele não quer ganhar, não adianta ajudar. Mas o clube está de portas abertas, como o Boavista estava e ele não apareceu.

Planos para o Gum

Gosto muito do Gum. A ideia inicial da direção e dele era sair. A contusão atrapalhou, e agora ele faz parte do grupo. Outros estão na frente, mas quando tiver de jogar vai jogar. É um cara especial, que respeita as decisões, entende o momento. É um cara diferente como profissional, um dos melhores com quem trabalhei. O momento agora era do Nogueira, entrou muito bem.

Ausência do Sornoza

A nossa tática não muda sem o Sornoza. Vamos procurar fazer um bom jogo. Não vamos deixar a nossa ofensividade de lado. Temos uma longa ideia de onde podemos chegar, do que podemos fazer. Não está legal ainda. Estamos tendo caminhos muito bons, mas ainda falta. Principalmente uma constância, momentos melhores, bons momentos mais longos. Qualquer equipe tem uma caída durante o jogo, a minha tem sido maior que o esperado. Não pode abrir 2 a 0 sobre o Atlético-MG fora de casa e tomar um gol logo depois. Não pode. O Atlético-MG cresceu e se atirou. Lamentamos a lesão, mas não muda. Foi o Scarpa, o Douglas, agora o Wellington, o Junior... Acreditamos em todos eles, isso é um grupo. Há uma sintonia muito grande na relação. O grupo está muito fechado.

Agradecimento

Já defini o substituto do Sornoza desde terça. E avisei para quem vai entrar se preparar. Wellington está fora.

Sobre ter treinado Milton Mendes no Belenenses, de Portugal

Bom jogador. Não chegou a ser titular absoluto, mas um bom profissional. Muito rápido. Continua sequinho até hoje. Cruzamento acima da média para lateral. Acho que poderia ter ido mais longe na carreira. Boa altura, fazia bem a cobertura. Nunca me deu problema. E agora está mostrando que é um bom treinador.

Diferenças no Vasco

Hoje vemos o verdadeiro Luis Fabiano. Está parecendo um menino, é nítida a mudança de ritmo. Não é qualquer um que faz 400 gols na carreira. Kelvin e Pikachu aumentaram a velocidade da equipe. O menino (Matheus Vital) entrou bem. Meu time não tem Wellington, tem a volta do Scarpa e a ausência do Junior... A decisão foi tomada na terça-feira. Tenho duas ou três opções, não vou inventar nada.



Fonte: GloboEsporte.com (texto), Reprodução Internet (foto)