Comandante do Gepe fala sobre clássico em São Januário; confira mapa dos acessos
Sexta-feira, 26/05/2017 - 15:39
Eurico Miranda tanto tentou que conseguiu: os clássicos por competições nacionais com mando do Vasco enfim se estabeleceram na casa do clube, o Estádio de São Januário. Nem por isso o duelo entre o Cruz-Maltino e o Fluminense, marcado para o sábado, às 16h, deixou de ter preocupações especiais de segurança.

Prevenida, a Polícia Militar preparou um esquema especial para o jogo. Ao todo, 21900 ingressos estarão disponíveis, sendo 1095 (o correspondente a 5%) para o Flu - 900 nas bilheterias, além de gratuidades e outras cortesias. Uma área de igual tamanho será isolada pelo Grupamento Especial de Policiamento nos Estádios (Gepe) dentro do estádio, entre as torcidas. (Veja abaixo infográfico sobre os acessos das torcidas)

- O estádio é projetado para ter 90% de torcida mandante e 10% de torcida visitante, mas fizemos uma avaliação após os jogos do ano passado e decidimos usar 5% para os clássicos. Esses 5% não serão disponibilizados para os torcedores do Vasco. É importante ressaltar que o GEPE não determina nada, só recomenda. Recomendamos à CBF que a carga fosse de 5% para visitantes em São Januário por questões de segurança, e a CBF acatou. Vamos isolar uma área para ter mais segurança para os torcedores, além de termos um maior controle do lado de fora do estádio - declarou o Major Sílvio Luiz, comandante do Gepe.

O plano de segurança será nos mesmos moldes do clássico entre Vasco e Flamengo, em 2016. A carga de ingressos para o Tricolor será ainda menor - o Fla teve 1900, entre bilhetes comuns, gratuidades e cortesias -, também um pedido do Gepe. Mas não se trata apenas de clássico, nesse caso. Todos os times que visitarem a Colina histórica, por recomendação da Polícia, terão carga reduzida. O Flu só deu o "azar" de ser o primeiro, como disse o presidente Pedro Abad, em coletiva nesta quinta-feira.

- O Gepe explicou que São Januário e Arena da Ilha sempre terão 5% de visitantes. É uma questão de segurança. Calhou de o Flu ser o primeiro. O estádio é do Vasco, e é justo que o clube utilize aquilo que acha melhor para sair com a vitória. A recíproca será verdadeira. Vamos usar o que acharmos conveniente. No segundo turno, já adianto, será 10% para a torcida do Vasco, sim - declarou Abad.

Com uma linguagem um pouco mais técnica, o comandante do Gepe explicou a recomendação do batalhão para a CBF.

- Se observarmos outros exemplos, vamos ver que esses 10% não são tão usuais assim. A CBF costuma acatar uma diminuição quando se trata de recomendação de segurança dos órgãos competentes. Na Vila Belmiro é sempre 5%. A final em Minas Gerais teve 8% para os visitantes. Não é só no Rio, não é só em São Januário, não é só para o Vasco nem só para o Fluminense. Nós avaliamos e decidimos que será assim em 2017 - detalhou.

A proporção de policiais por torcedor será maior do que em jogos normais em São Januário, de um para cada 40 torcedores. O setor para visitantes estará ainda mais isolado, com barreiras de grades com policiamento ostensivo. Assim, a Rua São Januário, onde fica a entrada para os tricolores - portão 11 -, ficará fechada entre a Rua Dom Carlos e a Rua Francisco Palheta.

- O planejamento será no mesmo modelo do Vasco x Flamengo do ano passado. A Rua São Januário receberá isolamento de grades, ainda melhor que neste jogo. Só será permitido ultrapassar a barreira de segurança com ingresso. O bilhete será cobrado nas grades, para ter total garantia da segurança. Será a mesma logística de escolta para as organizadas. Esperamos que o resultado seja ainda melhor, com mais controle, menos gente e mais segurança para o torcedor - explicou o comandante do Gepe.

Assim, a torcida do Vasco terá de circular apenas pela Rua General Almério de Moura, onde ficam as entradas para a cadeira social e a do portão 5 (arquibancada), pela Ricardo Machado e pela Francisco Palheta, onde ficam as entradas para arquibancada (portões 9A, 9B e 9C).



Fonte: GloboEsporte.com