Jomar: 'Vindo de onde eu vim, é complicado ser jogador, precisa superar um monte de coisa'
Sábado, 13/05/2017 - 19:50
O apelido carrega certa dose de bom humor, mas, esta tarde, o Vasco precisa que Jomar seja de fato Jomito — como é conhecido pelos torcedores. Contra o atual campeão Palmeiras, às 16h, em São Paulo, o time fará sua estreia no Brasileiro com o zagueiro de titular. O filho ilustre do Morro da Lagartixa, em Costa Barros, subúrbio do Rio, terá a torcida de quem vê nele inspiração.

Foi no campo do projeto social tocado há 17 anos por Alcelino Souza, mais conhecido como Lico, que Jomar deu seus primeiros chutes. Para os cerca de 200 atletas, de 7 a 20 anos, que treinam ali, Jomar é o maior exemplo de que a bola pode ser um atalho para uma vida melhor, longe das tentações de dinheiro e poder fornecidos pelo tráfico.

— É uma luta injusta que travamos aqui. O garoto, se quiser, ganha 300 pratas para ficar com um rádio na mão, desperta o interesse das mulheres da comunidade — lamenta Lico, ex-meia que iniciou sua carreira no Botafogo e rodou por clubes do interior de Minas. — Mas sempre uso Jomar como exemplo. Falo para os garotos: se ele está onde está é porque sempre foi muito determinado, lutou muito. Ele anda sumido, estamos com saudade.

Jomar começou no Projeto Jovem do Bem aos seis anos. Ainda hoje o treino é interrompido de vez em quando, quando há confronto e a troca de tiros é intensa. Do mesmo jeito que conta vitórias, como o caso do zagueiro do Vasco, Lico lista derrotas, de meninos que optaram pela vida marginal.

— Queremos tirar os garotos do morro. Futebol é difícil, mas muita gente daqui virou trabalhador — festeja Lico.

Jomar não se esquece dos ensinamentos que recebeu de Lico no projeto.

— Vindo de onde eu vim, é complicado ser jogador, precisa superar um monte de coisa. Mas Lico, meu pai, o pastor, todo mundo me deu muito conselho, me ajudou — diz Jomar.

Segundo ele, será um orgulho representar o Morro da Lagartixa no Brasileiro:

— Sou exemplo e fico feliz em representá-los.

Aos 24 anos, Jomar viveu tudo no Vasco. Sua estreia, ainda em 2011, foi durante a boa fase em que o time foi campeão da Copa do Brasil e vice brasileiro. Também foi bicampeão estadual, mas amargou duas quedas para a Série B.

O jogador nunca se firmou entre os titulares, mas tem sido requisitado quando há problemas no setor. É o caso de hoje, contra o Palmeiras. Enquanto a diretoria não confirma as contratações de Anderson Martins e Paulão, será com Jomar e Rafael Marques que Milton Mendes escalará a zaga.

Num jogo em que o favoritismo está do lado dos paulistas, que contarão com a reestreia de Cuca como técnico, Jomar sabe que terá trabalho:

— Temos que jogar de igual para igual, encurtando espaços. Vamos tentar um resultado positivo. Nossa luta é para ficarmos entre os quatro primeiros do Brasileiro.



Fonte: O Globo Online