Vasco precisará de mudanças táticas para chegar à final do Estadual

Sábado, 22/04/2017 - 10:24
comentários

O Vasco de Milton Mendes tem uma cara: é seguro defensivamente, marca firme e busca contra-ataques em velocidade. Mas este estilo não vai bastar para chegar à final do Campeonato Carioca. Contra o Fluminense, neste sábado, no Maracanã, o Cruz-Maltino vai mudar de postura para superar a vantagem do empate do Tricolor e conseguir a classificação.

Na coletiva de sexta-feira, Milton tentou esconder o jogo. Disfarçou sobre a postura que o Vasco vai adotar, mas no fim entregou os pontos: quer uma equipe com as linhas adiantadas, pressionando o Fluminense, em busca do gol.

- Vamos jogar de acordo com as circunstâncias. Imagino que eles venham de uma forma, e treinamos assim. Pode haver outra forma, mas também treinamos. É só adiantar a linha ou baixar, não precisa mudar muito. Quando se baixa a linha, joga-se mais posicionado, ocupando espaço e explorando contra-ataque. Não deverá ser essa postura amanhã. Pronto, falei tudo (risos) – disse o treinador.

Mudança nos treinos

Milton fez o dever de casa. Acompanhou o jogo do Fluminense contra o Goiás, no Maracanã, na última quarta-feira. Mas antes mesmo já vinha preparando a equipe para atuar de forma diferente. Em coletiva na quinta, Jean revelou um pouco dos pedidos do treinador.

- Ele tem mudado bastante os treinos. Tem voltado mais à pressão, a ser mais intenso ainda, tocar e aparecer o tempo inteiro. É incrível como conseguem transferir o que a gente vai fazer para o próximo jogo. Por exemplo, o Flu tem postura de pressão no meio muito grande. Temos que trabalhar a bola o mais rápido possível para sair dessa pressão – contou o volante.

Flu e a vantagem do empate

O Vasco não terá que mudar de postura apenas por não ter a vantagem do empate. O próprio Fluminense é um time parecido com o rival na filosofia de jogo: marca forte e aposta na velocidade de seus jogadores para contra-atacar. Assim, anulou o Flamengo na decisão da Taça Guanabara, conquistada nos pênaltis, mas com grande atuação coletiva nos 90 minutos.

O time cruz-maltino, aliás, vem tendo dificuldade para construir lances ofensivos. Este é um problema ainda dos tempos de Cristóvão Borges, quando a equipe apresentava lentidão. Milton mudou o jeito de jogar, na tentativa de solucionar: em vez de construir jogadas do início, busca aproveitar erros do adversário para atacar em velocidade.

A questão é que o treinador mesmo admitiu que a produção ofensiva está aquém do esperado. Em seis partidas, se sofreu apenas dois gols, o Vasco marcou apenas seis.

- Temos certeza de que o Fluminense vai jogar o futebol dele, mas daquele jeito mais receoso. Cabe a nós propor o ritmo de jogo, com nossa intensidade. Marcar pressão para roubar a bola o quanto antes. Quanto mais posse tivermos, mais chance de fazer o gol nós teremos. Cabe a nós fazer o nosso ritmo.

O desafio, agora, é saber se o Vasco poderá mudar de estilo com facilidade. Agora, será a vez de atacar. A recompensa é a presença na decisão do Carioca.



Fonte: GloboEsporte.com