Time vascaíno conseguiu anular o Urubu na semifinal da Taça Rio

Domingo, 09/04/2017 - 11:48
comentários

Quando a delegação do Vasco chegou ao Maracanã, o volante Jean foi o responsável por conversar com a imprensa. Ao ser perguntado sobre a vantagem do empate no duelo com o Flamengo, o jogador foi sincero.

- Precisamos jogar com o regulamento.

Em campo, o Vasco seguiu à risca as palavras de Jean. Sem se expor em momento algum, cumpriu o traçado por Milton Mendes, limitou as chances do Flamengo e soube gerir a vantagem o suficiente para sair do Maracanã classificado. Sem brilhar, sem envolver, mas com o resultado necessário.

É difícil definir o que é jogar bonito ou não. Um estilo de contra-ataque pode encantar da mesma maneira que outro calcado na posse de bola. A unanimidade, porém, é a vitória. Se o Vasco de Milton Mendes tem apenas três semanas – e é cedo para pedir mais “beleza” -, ao menos conquista os resultados desejados.

Milton foi questionado sobre isso na entrevista coletiva. Ao analisar a atuação da equipe, afirmou que o Vasco controlou o jogo. Uma olhada nas estatísticas e nos melhores momentos (confira no vídeo acima) pode indicar o contrário, com o Flamengo finalizando mais e tendo mais posse de bola (14 a 8 e 53% contra 47%, respectivamente). Mas o plano traçado pelo Cruz-Maltino foi cumprido. O rival teve o domínio territorial, mas pouco ameaçou.

- Nossa equipe tentou, lutou muito. Penso que todos são unânimes em saber que nossa equipe controlou sempre o jogo. Jogamos para vencer, sabíamos que ia ser difícil. Fechamos o que eles têm de melhor, as bolas pelo lado. Depois dos 30 minutos já sabíamos que o jogo estava controlado. Gerimos nossa vantagem e não tivemos susto algum – disse Milton.

Aposta nos contra-ataques

A estratégia era clara: segurar o Flamengo e aproveitar os contra-ataques. A primeira parte foi bem feita, mas faltou mais poder ofensivo. Nenê buscou espaço, mas não teve muito apoio. Yago Pikachu e Andrezinho estiveram discretos, e Muriqui, desconfortável como centroavante, apareceu bem, mas preferiu sempre o passe em vez da finalização. Outra dificuldade foi a marcação pesada em cima de Douglas, que prejudicou a saída de bola cruz-maltina.

Neste início de trabalho, Milton optou por arrumar primeiro a parte defensiva. É notória a evolução da equipe neste aspecto – e também a importância dada pelo treinador a este setor. O técnico gosta de dizer que há três estágios de trabalho, e ele está no primeiro, de construção. Depois virá a assimilação e a execução. Espera-se que, até lá, o Vasco possa também crescer ofensivamente.

- Não temos um só modelo. Estamos tentando variar. Mas acho que estamos avançados, não tem nem um mês que estamos treinando. Isso causa um pouco de satisfação, porque os jogadores têm entendido. Temos evoluído bastante, mas não é o suficiente. A equipe está ganhando corpo defensivamente, mas precisamos agredir mais – reconheceu Milton.

O teste seguinte do Vasco será no próximo domingo, quando a equipe decidirá a Taça Rio contra o vencedor do duelo entre Fluminense e Botafogo, que acontece neste domingo. De qualquer maneira, o Cruz-Maltino está garantido nas semifinais do Campeonato Carioca.

Fonte: GloboEsporte.com