Veja comparativo entre os números de Thalles, Muriqui e Luis Fabiano em 2017

Sexta-feira, 07/04/2017 - 11:14
comentários

Luis Fabiano pegou um gancho de quatro jogos pelo cartão vermelho recebido no clássico contra o Flamengo, chegou a entrar em campo na vitória do Vasco sobre o Nova Iguaçu, mas será desfalque em mais um embate contra o Rubro-Negro, neste sábado (08), pela semifinal da Taça Rio.

Ainda sem balançar as redes em seis partidas [5 pelo estadual, uma pela Copa do Brasil] disputadas, o ‘Fabuloso’ é a principal esperança de gols para a equipe comandada por Milton Mendes. Em sua ausência, Thalles é o substituto mais óbvio. No entanto, como se recupera de uma entorse no tornozelo é dúvida para o clássico.

Por isso, tudo se encaminha para que Muriqui seja o ‘homem-gol’ cruzmaltino no confronto que será realizado no Maracanã. Em oito partidas, o atacante de 30 anos foi titular apenas na derrota para o Volta Redonda e também não marcou gols nos 281 minutos em que esteve em campo.

Se a defesa era o grande problema da equipe cruzmaltina antes da chegada de Milton Mendes, agora parece que o próximo ponto a ser ajustado é o ataque. Considerando as equipes que disputarão, em 2017, o Campeonato Brasileiro, o Vasco tem a terceira pior média de gols: 1,19 por jogo [superior apenas a Atlético-GO e Corinthians, segundo números do site Footstats].

E, acredite, ao menos quando se analisa os números o desfalque de Luis Fabiano não será tão dramático contra o Flamengo. Não quando a própria posição de ‘camisa 9’ vive um drama particular em São Januário.

Na comparação entre os três principais centroavantes [Kelvin e Ederson são jogadores de mais movimentação e menos profundidade] em partidas válidas pelo Campeonato Carioca, principal torneio que o Vasco disputa nestes primeiros meses [já que foi eliminado da Copa do Brasil pelo Vitória], Thalles é quem mais contribuiu: foram 3 gols, 8 arremates na mira [em um total de 18] e seis passes para chutes de outros companheiros de equipe. Tudo isso em 479 minutos de jogo.

Luis Fabiano esteve em campo por 401 minutos e arriscou apenas 12 arremates, sendo que somente 3 foram na direção certa. É muito pouco para um jogador com o seu histórico. Além disso, o Fabuloso só deu dois passes que terminaram em arremates de seus companheiros. Muriqui, que teve pouco mais da metade do tempo em jogos oficiais no estadual, acertou um chute a gol dentre 3 arriscados, deu uma assistência e um total de 6 passes para chutes a gol.

Luis Fabiano é experiente e goleador. Pode fazer a diferença em um clássico. Vinha dando sinais de evolução nestes seus primeiros meses vestindo a camisa cruzmaltina, mas a verdade é que ainda está muito longe do que se esperava. É por isso que, se Milton Mendes optar por Muriqui ou Thalles (que muito provavelmente não vai se recuperar a tempo) não vai fazer tanta diferença.




Fonte: Goal.com