Confira análise tática do clássico entre Vasco e Urubu

Segunda-feira, 27/03/2017 - 14:26
comentários

A chuva, o apagão, o cata-cavaco invertido do árbitro Luis Antonio Silva dos Santos, o pênalti mal marcado no fim. O Clássico dos Milhões teve cenas dignas de um episódio antigo do Canal 100. No campo, na disputa de bola, ele pode ser dividido em três diferentes atos que explicam a alternância de Flamengo e Vasco durante partida, traduzida, no fim das contas, no 2 a 2 no placar (veja os melhores momentos no vídeo acima).

Da preparação pormenorizada de Milton Mendes para o Vasco, passando pela reação implacável do Flamengo após a expulsão de Luis Fabiano, finalizando no bem-sucedido abafa cruz-maltino, assim se desenrolou a batalha tática no Estádio Mané Garrincha:

Primeiro ato: o nó tático do Vasco

Logo após a vitória sobre o Madureira, Milton Mendes afirmou que começaria naquela noite de quinta-feira a analisar o Flamengo para elaborar uma estratégia. O estudo deu certo. O Vasco entrou em campo atento, cumprindo à risca o plano traçado pelo treinador: marcar individualmente laterais rubro-negros, explorar contra-ataques e esperar o momento certo para pressionar.

- Soubemos neutralizá-los, usamos a velocidade, a arma que tínhamos treinado. Tentamos esse cenário (nos treinos), e aconteceu realmente. Dentro disso tínhamos planejado esse jogo, e em alguns momentos executamos – explicou o treinador vascaíno.

O gol do Vasco saiu num lance treinado, segundo Milton. Pressionar Réver era a estratégia, e Luis Fabiano executou perfeitamente, ao desarmar o zagueiro e acionar Nenê para o cruzamento do gol de Pikachu. Naquele momento, o Vasco tomava conta do jogo, trocava passes com facilidade e não era ameaçado.

O Rubro-Negro, por sua vez, parecia não conseguir ditar sua habitual ideia de jogo. Não trocava passes e errava. Tinha menos posse de bola do que de costume. O meio de campo proporcionava espaços para o Vasco avançar, e os pontas pouco apareciam. Zé Ricardo reconheceu o começo de jogo complicado. Após o apagão de luz que deixou o estádio no escuro por alguns minutos, o Fla até ''acordou'' e quase empatou no fim da etapa, com boa jogada de Pará pela direita. Mas Damião não chegou na bola.

Equipes no início do jogo: Vasco se preocupou em marcar laterais do Flamengo



Segundo ato: a expulsão de Luis Fabiano

O Rubro-Negro melhorou mais na partida após Luis Fabiano ser expulso, aos oito minutos do segundo tempo. Ali, o Vasco demorou para se recompor. Nenê ficou isolado como atacante. O Flamengo foi implacável. Em 10 minutos, virou o jogo.

Com um a mais, o Flamengo fez valer a vantagem em espaço com rapidez. Voltou a acelerar também pelos lados do campo, explorando melhor as laterais. Os jogadores do meio enfim conseguiram ser mais efetivos na saída. Com a confiança em alta outra vez, parecia ter decidido o jogo do Mané Garrincha. A torcida, empolgada, chegou a gritar olé.

Após expulsão, Fla acertou a troca de passes e foi para cima; Vasco se defendeu em 2 linhas



Terceiro ato: o abafa cruz-maltino

Atrás no placar e com um jogador a menos, o Vasco tinha poucas perspectivas na partida. Mas a última mexida de Milton Mendes funcionou. Ao colocar Thalles no lugar de Jean, ele empurrou o time para a frente e apostou numa pressão. O centroavante fez companhia a Nenê no ataque, Escudero e Manga abriram pelas pontas, e Douglas, incansável no meio-campo, foi o responsável pela contenção.

O Flamengo tinha bastante campo para contra-atacar, mas não conseguiu. Pelo contrário, se retraiu e viu o Vasco conseguir uma improvável pressão nos minutos finais. Zé Ricardo colocou Marcelo Cirino no lugar de Berrío, mas o atacante, sem jogar desde o início de fevereiro, cometeu duas faltas de frente para a área. O jovem Paquetá substituiu Mancuello, correndo mais que o argentino. Apesar da insistência vascaína, tudo levava a crer que o resultado seria mantido.

Antes do pênalti mal marcado convertido por Nenê, o Cruz-Maltino havia acertado o travessão num chute de Douglas e quase empatado numa cabeçada de Jomar. O empate, num lance equivocado (a bola bateu na barriga de Renê), premiou a ousadia de Milton Mendes e castigou o recuo do lado rubro-negro no fim.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Cirino entra, Paquetá mais veloz: Milton faz linha com quatro atacantes e vai para cima



Fonte: GloboEsporte.com