Há 10 anos, Vasco batia o Urubu por 3 a 0 e Romário marcava o seu gol número 999

Sábado, 25/03/2017 - 22:46
comentários

Há 10 anos, o Vasco goleava o Flamengo por 3 a 0 em partida válida pela 3ª rodada da Taça Rio de 2007, na noite em que Romário marcava seu gol de número 999.

O feito era tão esperado por todos, que até a torcida rubro-negra, mesmo com a derrota já decretada, permaneceu até o último minuto de jogo no Maracanã para, quem sabe, presenciar o histórico gol 1000 do baixinho, que quase saiu a 2 minutos do fim, mas foi evitado pelo goleiro Bruno.

Vamos relembrar mais uma inesquecível vitória da História Cruzmaltina !

“Eram 43 minutos do segundo tempo quando o argentino Conca deu o passe o Maracanã inteiro se levantou e a torcida vascaína preparou o grito. Romário, que marcara seu 999º gol nove minutos antes, estava novamente cara a cara com Bruno. Ao perceber o goleiro fechando um lado, o craque inteligentemente bateu no outro. Só não poderia imaginar que o pé direito do camisa 1 do Flamengo fosse aparecer no caminho do milésimo e desviasse a bola para escanteio. No fim, o Vasco despachou seu maior rival por 3 a 0, ontem à noite, no Maracanã, pelo Campeonato Estadual, e a marca histórica teve de ser adiada. Leandro Amaral e Abedi fizeram os outros gols.

Romário se benzeu, como de hábito, após o lance. Só não conseguiu disfarçar um certo abatimento no apito final. Isso porque é bem provável que o milésimo gol venha na quarta-feira, quando o Vasco enfrenta a fraca equipe do Americano, em São Januário. Com a vitória de ontem, o time de Renato Gaúcho chegou a nove pontos, líder absoluto do grupo B.

Antes do início do clássico, uma verdadeira festa das duas torcidas, com faixas e cartazes em homenagem a Romário, alguns deles entre os rubro-negros. Vencedor no cara e coroa, o capitão vascaíno optou por atacar em direção de sua torcida no primeiro tempo e fez as equipes mudarem de lado. Com a bola rolando, quem tomou a iniciativa do jogo foi o Flamengo. Em seu primeiro toque na bola, Rornário quase contou com a sor-te. Ele tocou de cabeça após lançamento de Sandro e o goleiro Bruno se atrapalhou com Ronaldo Angelim.

O Vasco teve ótima chance aos seis, num passe de Leandro Amaral para Abedi chutar. Bruno fez ótima defesa.

Foi exceção, já que o Flamengo tinha o controle do meio-campo. Porém, abusava dos erros na hora de concluir e Cássio quase não aparecia. Aos 25, Leonardo Moura fez a festa na defesa e Dudar cortou o passe para Souza.

De tão isolado na frente durante o primeiro tempo, Romário até se prontificou a bater lateral só para ter contato com a bola. Aquela altura, o único a chutar a gol era Abedi, que tentou novamente aos 33.

A falta de eficiência na frente custou caro ao Flamengo. Numa mostra de objetividade, o Vasco abriu o placar aos 42, com Leandro Amaral. Ele recebeu bom passe de Wagner Diniz e não hesitou: bateu forte, a bola resvalou em Irineu e enganou Bruno. Foi o décimo gol de Leandro, artilheiro isolado do Estadual.

O segundo tempo começou em ritmo forte e o Vasco ampliou logo aos quatro, numa excelente tabela entre Leandro Amaral e Abedi. O artilheiro deu um passe de cabeça para o apoiador soltar a bomba e fazer: 2 a 0 Vasco.

Jogando em velocidade no contra-ataque, o Vasco teve sua tarefa ainda mais facilitada aos 13, quando Leonardo Moura deu um carrinho em Morais e foi corretamente expulso.

Com um a mais em campo, o Vasco aumentou a pressão. Aos 28, a paciência de Ney Franco com Souza acabou e ele enfim lançou Leonardo. No Vasco, Morais, cansado, deu lugar a Renato. E foi o reserva quem deu o passe para o gol 999 de Romário. aos 34. O apoiador cruzou da direita e o camisa 11, livre de marcação, só empurrou para as redes.

Para ajudar Romário rumo aos mil, Renato Gaúcho aumentou a força ofensiva do time, lançando André Dias e Conca. E aos 43, após uma saída de bola equivocada de Bruno, Romário perdeu a chance de fazer história. Nada que diminuísse a festa da torcida. Afinal, na cartilha de todo vascaíno, despachar o Flamengo é sempre nota mil.”

Ficha do jogo:

VASCO 3 x 0 FLAMENGO

Estádio: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 25/03/2007 – 18h10min (de Brasília)
Árbitro: Gutemberg de Paula Fonseca (RJ)
Auxiliares: Manoel do Couto Pires e Carlos Henrique de Lima (RJ)

Renda/público: R$ 727.103,00 / 43.103 pagantes

Cartões amarelos: Sandro, Dudar, Fábio Braz, Abedi (VAS); Renato, Souza (FLA)

Cartões vermelhos: Fábio Braz, 45’/2ºT (VAS); Leonardo Moura, 13’/2ºT (FLA)

GOLS: Leandro Amaral, 41’/1ºT (1-0); Abedi, 3’/2ºT (2-0); Romário, 33’/2ºT (3-0)

VASCO: Cássio, Wagner Diniz, Fábio Braz, Dudar e Sandro (André Dias, 33’/2ºT); Roberto Lopes, Amaral, Abedi (Conca, 37’/2º) e Morais (Renato, 29’/2ºT); Leandro Amaral e Romário – Técnico: Renato Gaúcho.

FLAMENGO: Bruno, Léo Moura, Irineu, Ronaldo Angelim e Juan; Paulinho, Renato, Juninho Paulista e Renato Augusto; Roni (Jaílton, 18’/2º) e Souza (Leonardo, 28’/2ºT) – Técnico: Ney Franco





Fonte: História Cruzmaltina