Vasco fará, no máximo, 58 jogos oficiais em 2017

Segunda-feira, 20/03/2017 - 10:34
comentários

Serão, no máximo, 58 jogos oficiais na temporada, com 38 a fazer pelo Campeonato Brasileiro, os quatro da Copa do Brasil e, chegando até a decisão, 16 no Carioca - por outro lado, o número pode cair ainda mais caso de eliminação no grupo C da Taça Rio ou mesmo derrota na semifinal ou decisão de turno.

Na comparação com os rivais cariocas, Flamengo e Fluminense já farão mais jogos que o Vasco por disputarem a Primeira Liga, competição que o presidente cruz-maltino, Eurico Miranda desdenha. Fora isso, os rubro-negros têm, ao menos, seis jogos da Libertadores garantidos, enquanto os tricolores, além de seguirem vivos na Copa do Brasil, ainda disputarão a Copa Sul-Americana.

O Botafogo, também fora da Primeira Liga, é outro que tem uma competição sul-americana a disputar -algo que o Vasco não conseguiu, por ter disputado a Série B do Brasileiro em 2016. O time alvinegro ainda entrou nas fases iniciais da Libertadores, garantindo, portanto, no mínimo, dez jogos a mais no calendário - quatro nos dois mata-matas e mais seis na fase de grupos.

O Vasco também levará desvantagem na comparação com outros participantes da Primeira Liga, sem contar que Atlético-MG e Cruzeiro ainda jogam, respectivamente, Libertadores e Sul-Americana, além da Copa do Brasil; o Grêmio também está no principal torneio sul-americano; e o Internacional avançou para fazer, no mínimo, mais dois jogos no mata-mata nacional.

Em relação aos paulistas, que, por motivos diferentes aos do Vasco, também não jogam a Primeira Liga, Palmeiras e Santos estão na Libertadores; e Corinthians e São Paulo, na Sul-Americana, além de todos ainda terem o Estadual e partidas da Copa do Brasil para fazer no calendário da temporada.

Enquanto o Vasco ficará abaixo da marca de 60 jogos oficiais nesta temporada, a maioria do grandes cruzará essa marca apenas com as partidas já garantidas, com a tendência de, dependendo do sucesso no ano, ultrapassar a casa de 70 compromissos.

O clube brasileiro com mais jogos já garantidos em 2017 é a Chapecoense, com, no mínimo, 70, disputando Campeonato Brasileiro (38), Campeonato Catarinense (18), Copa Libertadores (6), Primeira Liga (3), Copa do Brasil (2), Recopa Sul-Americana (2) e Copa Suruga (1). Se a equipe chegar a todas as finais (com exceção da Primeira Liga, que já está eliminada), o número sobe para 88.



Fonte: ESPN.com.br (texto), Flickr oficial do Vasco (foto)