Vasco repete, com Luis Fabiano, o que fez com Edmundo em 1999: inscrição antes da apresentação oficial

Sexta-feira, 17/02/2017 - 20:33
comentários

A inscrição de Luis Fabiano no Campeonato Carioca pelo Vasco pegou muitos de surpresa. O atacante ainda tenta a rescisão com o Tianjin Quanjian, da China, para voltar ao Brasil e assinar contrato com o clube. Mas é apenas o presente reprisando o passado. Em comum, o Vasco e seu presidente, Eurico Miranda. Há quase 18 anos, em 1999, Eurico também causou polêmica ao inscrever Edmundo no Campeonato Carioca mesmo com o então atacante ainda em ação pela Fiorentina, da Itália.

Na ocasião, o Vasco, então detentor do título da Libertadores, flertava com uma crise. O time fora derrotado na final da Taça Guanabara para o rival Flamengo e, em seguida, deu adeus à defesa da taça e acabou eliminado nas oitavas de final da competição sul-americana pelo Palmeiras. Eurico Miranda, então vice de futebol, sacou a contratação de Edmundo da manga. A dois dias do prazo final da inscrição no Estadual, o dirigente inscreveu Edmundo na Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj), à época ainda sob a gestão de Eduardo Viana, o Caixa D’água.

Para inscrever o Animal, o Vasco se baseou em um documento assinado pelo jogador, chamado Pedido de Transferência, no qual ele simplesmente manifestava o desejo de jogar pelo Vasco. Foi aceito pela Federação. A liberação oficial da Fiorentina e da Federação Italiana, no entanto, não tinham chegado ao Brasil. Foi o bastante para o início de um grande polêmica. Flamengo e Botafogo apontavam a inscrição do atacante no Carioca como irregular e prometiam acionar a Justiça para impedir que o jogador entrasse em campo. O Vasco e Eurico, no entanto, tinham o suporte da Ferj. A CBF não reconhecia a transferência de Edmundo e garantia que sua condição era irregular, mas o dirigente desdenhava.

“Não me interessam a CBF, a Fifa ou quem quer que seja. Eu não seria maluco de pôr o Edmundo em campo se ele não tivesse condições. Não sei qual a mecânica da CBF, mas se eles acham que o documento não chegou, que informem como acharem devido”, disse Eurico ao jornal O Globo em 29 de maio de 1999.

O dirigente vascaíno garantia que o documento da Fiorentina informando que o Vasco havia honrado o valor de 13 milhões de dólares da contratação era o suficiente para a regularização. Flamengo e Botafogo mostravam irritação.

“Não podemos impedir Edmundo de jogar no domingo, mas nada impede que recorramos após o jogo. Não faz sentido uma data limite se o clube inscrever um jogador sem contrato”, disse Alberto Macedo, então vice de futebol do Botafogo.

Mas não houve jeito. Edmundo foi apresentado em São Januário no fim de maio e, dias depois, enfrentou o Botafogo

em sua reestreia pelo clube. Bastava ao Vasco uma vitória para ser campeão da Taça Rio e decidir o Campeonato Carioca com o Flamengo, campeão da Taça Guanabara. O clássico terminou empatado em 1 a 1 e a decisão do segundo turno ficou para a última rodada, em um clássico justamente entre Flamengo e Vasco. Aí, a cartada de Eurico mostrou ter sido decisiva.

O clube cruzmaltino terminou campeão ao bater o Flamengo de Romário por 2 a 0, dois gols de cabeça de Edmundo sob uma chuva torrencial no Maracanã. Na finalíssima do Carioca, Edmundo esteve em campo e marcou o gol vascaíno no empate em 1 a 1 no primeiro jogo. Por ter melhor campanha, ao Vasco bastava um empate no segundo jogo. Mas um gol de falta de Rodrigo Mendes deu a vitória e a taça ao clube da Gávea.








Fonte: ChuteCruzado.com