Basquete: Dedé Barbosa fala sobre importância de David Jackson, Nezinho e Fiorotto, que já atuaram juntos no Limeira

Quarta-feira, 08/02/2017 - 10:25
comentários

David Jackson, Nezinho e Bruno Fiorotto são três dos mais importantes jogadores do elenco do Vasco da Gama. Os dois primeiros, por exemplo, são os maiores pontuadores da equipe, com média de 16,3 e 11,8 por confronto. O segundo não tem começado no quinteto titular, mas sempre entra e dá sua contribuição sobretudo nos rebotes (média de 4,8 por jogo). A sintonia deles tem ajudado a equipe dentro e fora de quadra - sobretudo na hora de passar a outros companheiros as orientações do técnico Dedé Barbosa - e tem uma explicação: eles atuaram juntos no extinto Limeira, que encerrou suas atividades em setembro de 2015 por problemas financeiros. O técnico Dedé era o comandante do clube paulista, onde começou sua carreira fora das quadras, e hoje treina o Cruz-Maltino. Ele diz que essa união tem beneficiado a equipe como um todo.

- Ajuda, acho que ajuda num termo geral, não só dentro da quadra, taticamente, acho que por mais que eu esteja há dois anos sem dirigir eles, realmente ajudam demais, até falando com os jogadores, então algumas coisas que estou chamando a atenção de um, de outro, para uma nova filosofia, um novo sistema, que realmente é difícil de pegar, eles já vão falando em paralelo. Eles estão me ajudando demais nesse extra quadra - falou o comandante cruz-maltino logo após a vitória desta terça-feira por 77 a 76 no returno do NBB contra o Macaé.

Nezinho fez coro ao comandante e afirma que esse conhecimento prévio encurta os caminhos.

- Eu acho que facilita porque você já conhece mais ou menos onde os caras gostam de jogar, como vem a instrução do Dedé, e isso encurta muitos caminhos. Apesar de nós três termos jogado junto em outro time, tem outros caras diferentes que só conhecia de jogar contra e ainda precisamos desse entendimento. Mas acho que o tempo de nós três termos jogado juntos e sabermos a filosofia do Dedé ajuda e encurta nosso caminho para fazermos bons jogos.

O pivô Bruno Fiorotto começou sua carreira no Limeira em 2008. Depois, voltou à equipe e atuou nas temporadas 2013/2014 e 2014/2015. Nezinho fez o mesmo caminho: iniciou no mesmo ano em que o companheiro no extinto clube, mas só retornou em 2014/2015. O ala David Jackson foi contratado justamente nessa época. Pelo time do interior paulista, ele se tornou o primeiro gringo a conquistar a honraria de MVP (melhor jogador) no ano de 2014. Na temporada em que todos estiveram juntos no Limeira, o time chegou às semifinais do NBB, caindo justamente diante do Flamengo, o campeão daquele ano.

Para Fiorotto, essa união dos quatro em prol do Vasco tem sido positiva.

- Já conhecemos a filosofia do Dedé, o jeito dele, então isso é uma coisa boa porque passamos para o restante do time, algo que ele está pensando, entendeu? E com certeza acaba ajudando muito. Pessoalmente, eu conheço o Dedé muito bem, não só taticamente. Consigo fazer uma leitura muito boa do que ele está querendo, do que ele está pensando e acho que consigo passar isso para o grupo e ajudar todo mundo um pouco - relatou.

David Jackson concordou com o companheiro, falou que os anos no Limeira foram positivos e lembrou do prêmio de MVP na ocasião, mas disse que o importante agora no Vasco é pensar coletivamente e levantar taças.

- Já sei o que ele quer defensiva e ofensivamente. Mas temos um grupo totalmente diferente e leva um tempo para que se ajustem, que façam as coisas do jeito certo, né? Foram bons anos no Limeira. Fui MVP, mas eu sempre tento vencer. Individualmente, é legal estar bem. Mas eu quero títulos. Quero ser conhecido como um campeão e vou ajudar meu time coletivamente sempre.

Depois de bater o Macaé em casa por 77 a 76, os cruz-maltinos terão dois compromissos como visitantes. Primeiro, encaram Campo Mourão, no dia 11 de fevereiro, às 14h (de Brasília). Em seguida, vão até a Bahia para pegar o Vitória, no dia 16, às 21h.




Fonte: GloboEsporte.com