Brasileirão de 2017 pode ter árbitros de vídeo, afirma International Board

Sábado, 14/01/2017 - 04:27
comentários

Os árbitros de vídeo – experiência que Fifa inaugurou no Mundial de Clubes do Japão, em dezembro – voltarão a campo em 2017. Primeiro na Holanda, em jogos da Copa do país a serem disputados em janeiro. E depois, no segundo semestre, em várias ligas pelo mundo, "potencialmente até no Brasil", segundo disse ao GloboEsporte.com Lukas Brud, secretário da International Board (Ifab), órgão que cuida das regras do futebol.

– Isso [o uso de Árbitros de Vídeo no Brasil] está sujeito a eles preencherem todos os requisitos e todo o treinamento, mas o Brasil está fazendo um bom trabalho até agora. Vamos nos encontrar com eles nos próximos meses para ver os avanços, para ver como estão se desenvolvendo, e acho que vão começar [a usar] assim que for possível – disse Brud em Zurique, onde fica a sede da International Board.

O dirigente afirmou que o primeiro país a usar os Árbitros de Vídeo em 2017 será a Holanda, já em janeiro.

– Uma dúzia de países está se preparando para testes, inclusive o Brasil. Todos estão fazendo treinamento de árbitros, o que nós chamamos de "experiências offline". Esperamos que os primeiros jogos sejam realizados ainda neste mês, na Holanda, onde todo o protocolo seria usado. E nos próximos três ou quatro meses outros países vão fazer experiências em jogos amistosos. E mais tarde, no segundo semestre de 2017, muitas ligas vão implementar os Árbitros de Vídeo nas competições.

Lukas Brud disse ainda que a ideia da Fifa "está inclinada" a usar os Árbitros de Vídeo na Copa do Mundo de 2018. Essa questão vai depender da quantidade de testes que se consiga fazer até lá.

– Estamos fazendo todo o possível, junto com a Fifa, para isso funcionar, porque queremos melhorar as decisões da arbitragem. Especialmente os erros escandalosos, queremos evitar os escândalos. E se a Fifa estiver pronta e os Árbitros de Vídeo estiverem treinados o suficiente, então será usado, sim.

Os Árbitros de Vídeo foram usados pela primeira no Mundial de Clubes de 2016, com resultados polêmicos e críticas pesadas por parte de jogadores e técnicos. Lukas Brud defendeu a experiência e disse que os resultados foram bons, apesar das falhas.

– É importante que o treinamento seja feito adequadamente para evitar problemas nos torneios. Foi a primeira vez que os árbitros no campo foram ajudados pelos Árbitros de Vídeo, e não seria possível evitar todos os problemas logo no começo – declarou Brud.

Fonte: GloboEsporte.com