Beach Soccer: Vasco e outros 7 times lutam pelo título brasileiro a partir desta 5ª-feira em Santos

Quinta-feira, 05/01/2017 - 09:32
comentários

Palco da Copa América de futebol de areia, a praia do Gonzaza, em Santos (SP) receberá oito clubes de seis estados para a disputa do Campeonato Brasileiro de clubes. Vasco da Gama, Botafogo e Fluminense (RJ), Sport Recife (PE), Sampaio Corrêa (MA), Avaí (SC), Rio Branco (ES) e Grêmio (RS), que compete pela primeira vez no torneio, lutam pelo título nacional de quinta-feira a domingo nas areias do litoral paulista. O campeão brasileiro representará o país na primeira edição da Copa Libertadores, que será realizada no mesmo local, entre os dias 10 e 15. Nesta quarta-feira, os times realizaram treino oficial de reconhecimento da arena.

O Brasileiro seria disputado em dezembro, porém, foi adiado pela Confederação de Beach Soccer do Brasil (CBSB) em respeito às 71 vítimas da tragédia da Chapecoense, no dia 29 de novembro, na Colômbia. O SporTV transmite ao vivo os jogos do fim de semana.

Em 2012, o Corinthians (SP) venceu o Santos (SP) por 4 a 1 e ficou com o título brasileiro na arena montada na Represa de Guarapiranga, em São Paulo. Gilberto Costa, técnico da seleção brasileira, invicta em 22 partidas na temporada de 2016, irá ao local para observar os atletas. O Brasileiro deste ano não terá a presença de clubes como o Flamengo, Cruzeiro, Santos, Palmeiras e Corinthians, que participaram do evento em edições anteriores.

Conheça os times do Brasileiro

AVAÍ (SC)
O currículo do Avaí tem como principais conquistas o título do Desafio Cidade de Florianópolis (2014), o vice no Torneio Internacional de clubes (2015) e o terceiro lugar no Campeonato Sul-Brasileiro (2016). Time do coração do ex-tenista Gustavo Kuerten, o "Leão da Praia" tem como destaque Zé Boca, vice-artilheiro da Copa Brasil de 2014, com 42 gols em 20 partidas, e Fábio Rodrigues, com passagem pela seleção portuguesa. Outro nome é Zia, jogador que mais vestiu a camisa avaiana (43 e 32 gols) e irá se despedir de competições oficiais aos 41 anos.

BOTAFOGO (RJ)
Mesclar experiência e juventude é a aposta do Botafogo, que veio reforçado pelo defensor Gabriel, ex-seleção brasileira, Vinícius e Bê Botelho, jogador que vestiu a camisa do "Glorioso da Areia" em todas as competições desde a criação da equipe, além de promessas da nova geração como Paulinho e Bryan Yano. Entre os principais resultados do Alvinegro, estão o título da primeira Copa Brasil em Manaus (2011) e o quarto lugar no Mundialito (2013) e no Campeonato Brasileiro (2012). O atacante Rodrigo, eleito a revelação do futebol de areia mundial em 2016 pela BSWW (Beach Soccer Worldwide, entidade que rege o esporte), é a estrela do time carioca.

FLUMINENSE (RJ)
Semifinalista do Mundialito de 2015, o Fluminense acertou com três luso-brasileiros campeões da Copa do Mundo da FIFA em 2015: os gêmeos Bê e Léo e o arqueiro Elinton Andrade, eleito o melhor goleiro do mundo em 2016. Andrade já atuou no futebol de campo em clubes como Bangu (RJ), Vasco da Gama (RJ), Olympique de Marseille (França), Náutico (PE) e Goa (Índia). O baiano Nelito, jogador da seleção brasileira, e Benjamin Júnior, filho do ex-jogador Benjamin, são outros destaques do Tricolor, que terá ainda Gil e Toinho, com passagens pela amarelinha. O treinador será Zé Roberto, ex-auxiliar da seleção.

GRÊMIO (RS)
Estreante em competições organizadas pela CBSB, o Grêmio chega credenciado pela conquista invicta da Copa Sul, disputado em fevereiro do ano passado. O principal nome do "Imortal Tricolor da Areia" é o baiano Anderson, jogador que conquistou, entre muitos títulos com a seleção brasileira, a Copa do Mundo da FIFA de 2006. Ele também tem passagens por Flamengo e Corinthians. Outros nomes são o goleiro Wagner, que já vestiu a camisa da seleção brasileira, o defensor Renato, um dos destaques da Copa Sul de 2016.

RIO BRANCO (ES)
Criada em 2010, a equipe capixaba representa na areia o centenário Rio Branco (103 anos). Liderado pelo atacante Bruno Malias, tetracampeão mundial pela seleção brasileira, o Rio Branco, conhecido como "Brancão", tem ainda a presença de Diogo Malias e do goleiro Marquinhos, ex-jogador da amarelinha. O uruguaio Pampero, eleito o melhor jogador do Mundialito de 2011, é outro reforço. Leozinho e Estevão, embora menos conhecidos, são apontados como revelações das areias do Espírito Santo e vêm como esperanças no torneio.

SAMPAIO CORRÊA (MA)
O Sampaio Corrêa, a "Bolívia Querida", é campeão da Copa Brasil de São Luís de 2016 e vice da Copa Brasil de Manaus de 2012. O time vem com um ataque de peso, formado por Datinha, camisa 10 da seleção brasileira, o tetracampeão mundial André, "Chuteira de Ouro" (artilheiro) da Copa do Mundo de 2011, e Serginho, também com passagens pela equipe canarinho. Eudim, melhor jogador do Brasileiro de seleções (2012) e com experiência em Copa do Mundo defendendo as cores do Brasil, é outro trunfo do técnico Francisco "Chicão" Castello Branco, assistente técnico da seleção. O experiente Leandro Fanta fecha o gol do Sampaio.

SPORT RECIFE (PE)
Duas vezes vice-campeão da Copa Brasil de Manaus (2014-2013) e terceiro colocado no Brasileiro sub-23 (2012), o Sport Recife aposta no entrosamento e na força do conjunto para brigar pelo título em Santos. Sob o comando do ex-jogador Ricardinho, o "Leão da Ilha" aposta na liderança do experiente Cojak, na qualidade da promessa Lucas (‘Artilheiro’ e eleito revelação da Copa Brasil 2016, disputada em São Luís (MA), além de José Rodrigues Alcântara, que carrega nas costas o apelido de Romário.

VASCO DA GAMA (RJ)
Campeão mundial em 2011 e da Copa Brasil Manaus em 2012, o Vasco da Gama ainda ostenta no currículo o vice mundial em 2015 e título do Desafio RJ-SP (2010). A sua base é formada por jogadores da seleção brasileira, como Rafael Padilha, Rafinha, Catarino, Bokinha, Mauricinho e Lucão, sob o comando de Fábio Costa, preparador físico do Brasil. O "Trem-Bala da Areia" conta ainda com a experiência do camisa 10 Jorginho, de 42 anos, terceiro maior artilheiro da história da amarelinha (312 gols) e duas vezes melhor jogador do extinto Mundial (2004 e 1999).

Programação do Campeonato Brasileiro de 2017

Local: Praia do Gonzaga (Santos-SP)
*Tabela sujeita à alterações por parte da organização

Grupo A: Vasco da Gama (RJ), Botafogo (RJ), Fluminense (RJ) e Avaí (SC)
Grupo B: Sampaio Corrêa (MA), Rio Branco (ES), Sport Recife (PE) e Grêmio (RS)

1ª rodada (5ª feira - dia 5)
10h - Fluminense x Avaí
11h15 - Sport Recife x Grêmio
12h30 - Sampaio Corrêa x Rio Branco
13h45 - Vasco da Gama x Botafogo

2ª rodada (6ª feira - dia 6)
10h - Rio Branco x Grêmio
11h15 - Avaí x Vasco da Gama
12h30 - Sampaio Corrêa x Sport Recife
13h45 - Botafogo x Fluminense

3ª rodada (sábado - dia 7)
9h15 - Sport Recife x Rio Branco - SporTV2 ao vivo
10h30 - Sampaio Corrêa x Grêmio - SporTV2 ao vivo
11h45 - Botafogo x Avaí - SporTV2 ao vivo
13h - Vasco da Gama x Fluminense - SporTV ao vivo

Finais (domingo - dia 8)
9h - Disputa de 7º lugar
10h15 - Disputa de 5º lugar
11h30 - Disputa de 3º lugar
13h - Final - SporTV ao vivo



Fonte: GloboEsporte.com