Basquete: Dedé Barbosa: 'O pensamento é sempre de brigar pelo topo'

Quarta-feira, 04/01/2017 - 06:56
comentários

O técnico Dedé Barbosa deu um belo cartão de visitas no comando do Vasco da Gama. Em sua estreia à frente do Gigante do Basquete, o treinador comandou a grande vitória da equipe fora de casa sobre o Paulistano/Corpore, no Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo (SP), pelo placar de 86 a 83.

Depois do belo resultado, Dedé ressaltou o momento um novo momento de transição que passa na carreira de treinador. Após grande ano no Limeira, no qual faturou o troféu Ary Vidal de Melhor Técnico do NBB CAIXA 2016/2017, viu seu melhor momento ser interrompido com o fim do time limeirense.

Uma nova oportunidade surgiu no Rio Claro, na temporada 2015/2016, quando assumiu a equipe praticamente na metade daquele NBB CAIXA. Assim como em Limeira, o basquete rio-clarense também chegou ao fim, e Dedé Barbosa novamente teve sua trajetória brecada por um certo momento ao final da temporada.

No comando do Rio Claro, Dedé levou a tradicional equipe à ida inédita aos playoffs do NBB CAIXA. Nas oitavas de final, foi parado pelo campeão Flamengo, com eliminação por 3 a 0 na série melhor de cinco. Mas mesmo com o revés, o bom trabalho foi reconhecido, e a cidade abraçou-o de maneira bastante positiva.

Agora, em 2017, Dedé recebeu uma nova oportunidade de trabalhar, agora no tradicionalíssimo Vasco da Gama. Logo em seu primeiro compromisso à frente do clube de São Januário, grande vitória sobre o então quarto colocado Paulistano/Corpore, fora de casa. Com o resultado, o cruzmaltino subiu para o décimo lugar, com 50% de aproveitamento.

Ao final do duelo contra o Paulistano, o treinador concedeu uma entrevista ao portal da LNB, com o qual falou sobre sua nova transição na carreira. Além disso, comentou o belo resultado na estreia com a camisa do Vasco, a importante gestão de pessoas e sobre o que esperar de sua nova equipe para a temporada 2016/2017 do NBB CAIXA.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.

Confira a entrevista com o técnico Dedé Barbosa após a vitória sobre o Paulistano:

Nova transição

“Temos muita coisa a melhorar ainda. É a segunda vez que participo de uma mudança assim, então sei como são as transições. Sofri com isso no ano passado. Temos que ir passo a passo. Não se pode despejar tudo de uma vez, senão o grupo não assimila. É uma filosofia nova, ideias novas, regras novas. Estou rezando para termos uma folga de jogos no carnaval em fevereiro, porque vamos treinar. Temos que treinar”.

Vitória na estreia

“Jogamos atrás no placar o tempo inteiro e soubemos a hora de virar. Sabíamos que seria muito difícil jogar com o Paulistano, que vem embalado por três vitórias seguidas, é uma equipe estruturada, com diversos jovens de qualidade, comandados pelo Gustavo (De Conti), que já comanda lá há bastante tempo. Soubemos controlar a partida jogando mal. Levamos o jogo como um time experiente e soubemos correr na hora certa, aproveitar o momento certo, para virar o jogo”.

Gestão de pessoas

“Quando falamos de basquete, de vitórias e derrotas, você começa a aprender a lidar com pessoas. Aprendi muito isso em Limeira, com o Cássio (Roque, presidente do Limeira e ex-presidente da LNB), como lidar com gestão de pessoas. Isso para mim é o que mais importa. Conhecer os jogadores fora da quadra e ver o que ele pode te dar dentro da quadra. Sempre sabemos o potencial de cada um, mas a questão maior é fazer a gestão fora da quadra. Todos aqui têm a mente aberta, a comissão técnica me recebeu muito bem. A temporada é longa, mas tenho certeza que chegaremos muito bem”.

O que esperar do Vasco?

“Eu sou um sonhador. Independente se eu estiver em Limeira, em Rio Claro ou no Vasco, acima de tudo, eu vou entrar para ganhar. Isso mexe com a cabeça de todo mundo. Vitória e derrota é uma coisa que você não consegue controlar. Não temos o controle dos resultados. Mas o pensamento é sempre de brigar pelo topo”.



Fonte: LNB