Basquete: Dedé Barbosa fala sobre o acerto com o Vasco: 'Faremos de tudo para chegarmos ao topo do basquete mais uma vez'

Segunda-feira, 19/12/2016 - 16:42
comentários

O Vasco acertou a contratação do técnico Dedé Barbosa para assumir o Gigante do Basquete na continuação desta temporada. O treinador de 39 anos teve seu último trabalho na equipe de Rio Claro, no Campeonato Paulista deste ano. Dedé já está em Sorocaba com o grupo cruzmaltino e realizará o primeiro treino com seus novos comandados no final da tarde desta segunda-feira (19/12). Christiano Pereira e seu auxiliar Cássio Santos, que comandaram a equipe no título da Liga Ouro e nas primeiras rodadas do NBB 9, serão assistentes do novo comandante. No confronto de amanhã, às 21h30, contra a Liga Sorocabana, Christiano Pereira estará à frente do time. Dedé fará sua estreia no dia 03 de janeiro, contra o Paulistano, em São Paulo.

O novo técnico do Almirante iniciou a carreira de treinador no Limeira e já na primeira temporada no NBB, na sétima edição do torneio, recebeu o prêmio de melhor técnico do campeonato (Troféu Ary Vidal) ao levar a equipe do interior paulista à semifinal da principal competição do país. Antes de se tornar treinador, foi auxiliar de Demetrius, ídolo vascaíno, também em Limeira. Como jogador, chegou a disputar as duas primeiras edições do NBB pelo Flamengo e foi campeão brasileiro com o Telemar em 2005. Na seleção brasileira, em 2003, venceu o Campeonato Sul-Americano do Uruguai e os Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo. Confira a entrevista exclusiva para o Site Oficial com o novo comandante do Gigante do Basquete:

ASSUMIR O COMANDO DO VASCO

"Esta volta do Vasco mexeu com o mercado inteiro. Desde que acabou a Liga Ouro, todos já sabiam que iriam montar um time para recuperar os tempos de glória do Vasco no basquete. Então, todos estão almejando este retorno do clube da melhor maneira e foi uma oportunidade única que surgiu para mim. Foi tudo muito rápido, mas eu não pensei duas vezes. É algo que realmente sonhei na minha carreira e temos tudo para reconquistar o topo no cenário nacional."

ELENCO

"Eu via as partidas do Vasco no NBB, mas não via de uma maneira tão fria em termos de detalhes de jogo. Mesmo assim, deu para perceber que o time foi montado com um elenco com jogadores rodados e que já chegaram no topo, com muitos títulos por outros clubes. Tem bastante potencial para encaixar esta equipe e dar a química que todos esperam para subir com força e estar bem no momento decisivo, que são os playoffs."

TEMPO PARA TRABALHAR

"Importante. Por mais que tenhamos uma folga até o natal, sabemos que não teremos ano novo. Isto será passado e tenho certeza que os atletas irão entender a situação, pois sabemos que é para um bem maior. Esta é a vantagem de termos jogadores experientes, que sabem aonde querem chegar. Este tempo será crucial para a gente, já conversei com a comissão técnica e verei com o Christiano e o Cássio as situações de jogadas e tudo que envolve o trabalho. Eu usarei esta folga de natal para estudar a equipe e voltar no dia 27 de dezembro e aproveitar para treinar até o jogo contra o Paulistano."

ACERTO COM O VASCO

"Foi tudo muito rápido, honesto e claro. Principalmente o fato do Christiano estar sabendo, isto me deixa mais tranquilo do que se fosse de uma forma obscura e não transparente. Em todo o momento, tudo ocorreu da melhor maneira e aconteceu com rapidez."

JOGADORES

"Tem vários que eu já trabalhei anteriormente como técnico, assistente e até jogador. Poucos que eu não conheço tão bem deste elenco. É primordial você conhecer o atleta fora da quadra, é algo que eu tento sempre entender bem, conversando e conhecendo melhor. Acho que será uma adaptação fácil."

ASSUMIR UM GRANDE CLUBE

"Todo mundo sonha com isto. Acho que quem não tem vontade de fazer história com um grande clube, por receio ou medo, não tem confiança no que faz. Sempre sonhei em assumir uma equipe competitiva e principalmente de camisa. Tem tudo para o elenco crescer na competição e a responsabilidade é enorme. Sei da pressão que envolve, da potencia que é o Vasco, da grandeza que tem não só no futebol, mas também no basquete. Esta responsabilidade tem também muito a ver com o prazer de estar aqui trabalhando com o basquete que é o que eu amo. Quando um time deste é montado, com a força da camisa do Vasco, todos esperam chegar o mais rápido possível ao topo. Temos que entender o lado do torcedor, cheguei e sei que serei cobrado por resultados. Tenho dois anos de técnico, mas me sinto muito pronto para assumir um time como o Vasco."

RECADO PARA A TORCIDA VASCAÍNA

"Torcida do Vasco, estamos juntos agora! Sei que estão ansiosos pela volta daquele time de glórias e podem contar conosco, porque faremos de tudo para chegarmos ao topo do basquete mais uma vez."



Fonte: Site oficial do Vasco