Anderson Barros reeditará dupla com Cristóvão, com quem trabalhou em 2013 no Bahia

Quarta-feira, 14/12/2016 - 08:10
comentários

O Vasco está perto de oficializar a contratação de Anderson Barros, ex-gerente de futebol do Vitória, para ajudar a estruturar o futebol do clube para a temporada 2017. A missão será trabalhar na montagem de um time competitivo e levar novamente a torcida para junto da equipe. Para isso, ele vai reeditar uma parceria com Cristóvão Borges, com quem trabalhou no Bahia em 2013. Eles deixaram o clube juntos depois de divergências com a diretoria.

No Vitória, Barros fez o papel de gerente de futebol e participou da volta do time à Série A. Neste ano, os baianos permaneceram na elite e tiveram um dos destaques do Brasileiro, o atacante Marinho, contratado pelo dirigente. Ele tem um perfil discreto, avesso às entrevistas, e é conhecido pela capacidade de gestão do elenco.

Esta não será a primeira vez que Anderson Barros trabalha no Vasco. No início de sua carreira, ele passou pelo futsal cruz-maltino. Depois, foi para o Flamengo. Primeiro no futsal - ele quem levou o técnico Zé Ricardo para a Gávea nesta modalidade - e, posteriormente, no futebol de campo.

Além de Cristóvão, Anderson Barros vai reencontrar em São Januário outras caras conhecidas. Ele já trabalhou, por exemplo, com os jogadores Andrezinho e Marcelo Mattos, além do fisioterapeuta Alex Evangelista e da psicóloga Maíra Ruas. Todos na época em que estavam no Botafogo. Mattos, inclusive, foi um dos que ficaram mais contrariados quando Barros saiu do Bota, em 2012.

Outro que também não ficou feliz com a saída de Anderson Barros do Botafogo foi Seedorf, que chegou a ir até o então presidente Maurício Assumpção tentar inverter a situação. Não foi possível. Enquanto esteve em General Severiano, o diretor era o principal responsável por tentar contornar junto aos atletas os constantes problemas decorrentes dos atrasos de salário. Quando o holandês deixou o clube, citou Barros em sua entrevista de despedida.

Além do Flamengo e do Botafogo, Anderson trabalhou no Figueirense entre 2006 e 2008 e conquistou dois estaduais, mas a equipe catarinense foi rebaixada no Brasileiro de 2008. Depois o dirigente trabalhou no Bahia, Coritiba e Vitória. No Bota ele participou das conquistas da Taça Guanabara (2009), Campeonato Carioca (2010) e Taça Rio (2012).

Euriquinho será o vice-presidente de futebol

Após um ano, o Vasco tem novamente um vice-presidente de futebol. O dono do cargo, antes, era José Luis Moreira, que estava licenciado desde dezembro de 2015. Agora Eurico Brandão, o Euriquinho, assume a função no papel. Filho do presidente Eurico Miranda e grande benemérito, ele participa ativamente do departamento de futebol cruz-maltino.

A promoção de Euriquinho acontece dias depois de Eurico Miranda anunciar que faria uma reformulação no futebol, logo após contratar Cristóvão Borges para o cargo de treinador. No dia a dia do elenco, treinos e viagens da delegação, Euriquinho costuma estar sempre presente e em contato constante com o gerente Isaías Tinoco.

Quem bate o martelo em todas situações é o presidente Eurico Miranda, mas Euriquinho é voz ativa e participa das negociações com atletas e de assuntos diários do clube. A permanência de Jorginho até o fim da temporada foi um caso à parte: o presidente quis mantê-lo, embora Euriquinho achasse melhor a saída do treinador por causa da queda de rendimento no segundo semestre.

Fonte: GloboEsporte.com