Basquete: Fernando Lima fala sobre busca por local do clássico no NBB

Quinta-feira, 08/12/2016 - 22:34
comentários

Depois de não comparecer ao ginásio do Tijuca Tênis Clube para o jogo decisivo da final do Estadual de basquete e perder o título para o Flamengo por W.O., o Vasco agora corre atrás de um palco para o clássico contra o Rubro-Negro pelo Novo Basquete Brasil, marcado para o dia 18 de dezembro, às 15h (de Brasília). A missão cruz-maltina é conseguir um local que possa receber as torcidas das duas equipes - fato que não ocorreu no torneio estadual, onde foram disputados quatro duelos, sendo dois no Tijuca com torcida única, um na Gávea e outro em São Januário, ambos com portões fechados. A Arena da Barra, que recebeu competições de ginástica rítmica, artística e de trampolim na Olimpíada, foi definida como primeira opção.

O time da Colina, inclusive, realizou uma vistoria no local nesta quarta-feira ao lado de membros do Grupamento Especial de Policiamento de Estádios. Comandante do Gepe, o Major Silvio Luis explicou que a instalação esportiva reúne condições para a realização do confronto, mas que não houve uma definição ainda pois existe a necessidade de outros documentos, como a liberação do corpo de bombeiros, para que seja batido o martelo.

O Vasco da Gama também não descartou completamente o Maracanãzinho, onde aconteceram os jogos de vôlei na Olimpíada do Rio, e ainda tem como uma terceira e última opção enfrentar seu arquirrival fora da capital fluminense. De acordo com o vice-presidente de quadra do clube cruz-maltino, Fernando Lima, a decisão final da equipe deverá sair no máximo até segunda-feira.

- Desde a semana passada estou pedindo ao NBB para me ajudar, porque queria que eles participassem disso para verem quais são as dificuldades daqui. Uma coisa é contarmos das dificuldades, a outra é eles estarem juntos para perceber isso. Estamos tentando viabilizar um jogo com torcida dupla, um Vasco x Flamengo como a cereja do bolo do NBB. É preciso conseguir viabilizar isso. Estamos nessa tentativa, não é uma coisa fácil e está perto, mas esperamos até segunda-feira ter uma solução nesse sentido - disse Fernando Lima.

Entenda as alternativas do Vasco para o jogo contra o Flamengo pelo NBB:

ARENA DA BARRA: A OPÇÃO MAIS VIÁVEL

Com capacidade máxima para 18 mil pessoas, a Arena da Barra, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, é a opção mais viável para o clássico entre Vasco da Gama e Flamengo pelo NBB neste momento. De acordo com o vice-presidente de quadra do Cruz-Maltino, Fernando Lima, foi feita uma vistoria no local com a presença do Major Silvio Luis, do Gepe, que constatou que o local reúne as condições necessárias para a realização do embate. Contudo, há ainda a necessidade de autorização de outras partes, como o corpo de bombeiros, a CET-Rio e o Batalhão de Polícia Militar da região.

O dirigente vascaíno explicou que o clássico já poderia acontecer no local com torcida única, mas o Cruz-Maltino pretende ter torcedores dos dois clubes no local. Nesse caso, seriam necessárias algumas modificações. Além disso, o custo da operação seria maior, já que são necessários mais seguranças, por exemplo. O Vasco está estudando essa possibilidade.

- Chegamos lá e tivemos a grata surpresa de que tem uma rampa nova que foi posta na Olimpíada. Existe um problema lá das barreiras que precisam ser postas dentro do ginásio, mas o Major acha que pode ser superado. Ele acha viável, mas deixou bem claro para nós que é preciso contactar outras partes. A gente precisa de outras aprovações. Enviamos um e-mail para ele, e ele se predispôs a agilizar com essas outras autoridades a opinião deles sobre a situação. Precisamos definir isso. O jogo para torcida única, da parte dele, não há dúvidas de que pode acontecer. Mas, para ter duas torcidas, algumas coisas têm de ser feitas. É preciso aumentar número de seguranças, por exemplo. De pronto, não há nada definitivo - relatou o dirigente.

MARACANÃZINHO: PANORAMA COMPLICADO

A primeira opção do Vasco da Gama não era a Arena da Barra. Na manhã desta quarta-feira, os dirigentes vascaínos marcaram de fazer a mesma inspeção no Maracanãzinho, mas ninguém os recepcionou por lá. Palco do vôlei na Olimpíada do Rio 2016, o local dificilmente receberá o clássico. Recentemente, o Flamengo tentou levar o terceiro jogo da série melhor de três da final do Estadual para esse ginásio, mas faltava, segundo o vice-presidente de Esportes Olímpicos, Alexandre Póvoa, tabela, placar, entre outras coisas, ou seja, não há condições para que os jogos sejam realizados por lá.

- Na reunião de sexta-feira, ficou de fazermos uma vistoria no Maracanãzinho. Chegamos lá e não teve como fazer. Nem o consórcio, nem ninguém quer assumir nada. O local está fechado e não nos autorizaram a fazer vistoria. Só estavam lá o Vasco, a Liga e o Major. O Maracanãzinho hoje é isso. Não posso dizer que não pode ser lá, nem que vai ser.

JOGO FORA DO RIO: ÚLTIMA ALTERNATIVA

"Tirando essas duas quadras, não vislumbramos nenhuma outra". Isso é o que diz o dirigente do Vasco da Gama, Fernando Lima, quando perguntado sobre quais seriam as outras alternativas no Rio de Janeiro. Diante disso, ele não descarta a realização do confronto fora da capital fluminense. Contudo, isso só aconteceria em último caso.

- Há uma terceira possibilidade caso não consigamos nada, que é de colocar o jogo em outra cidade. Estamos fazendo todo o possível... Temos algumas, não diria ofertas, propostas em mente, mas é a terceira hipótese - comentou Fernando Lima.

DIFICULDADES NO ESTADUAL

Encontrar uma arena para a realização do clássico não foi fácil no Estadual. Foram dois jogos no Tijuca Tênis Clube, onde o Gepe só autoriza partidas com torcida única. Em um deles, vencido pelos vascaínos, houve briga entre membros de torcedores do Flamengo, intervenção da Polícia Militar e suspensão do confronto em quadra por 15 minutos. No outro, nenhum incidente foi registrado, e o Rubro-Negro saiu vitorioso.

Pela série melhor de três da decisão, um jogo foi realizado com portões fechados na Gávea. O outro, também sem torcida, em São Januário. E o terceiro não aconteceu. Eurico Miranda decidiu que sua equipe não jogaria no ginásio do Tijuca Tênis Clube, local indicado pelo Flamengo. Portanto, os comandados de José Neto saíram campeões estaduais por W.O.



Fonte: GloboEsporte.com