Remo: Fabiana Beltrame encerrará carreira neste domingo na Lagoa: 'Já está começando a dar aquela nostalgia'

Sábado, 26/11/2016 - 03:36
comentários

Principal nome do remo do Brasil, Fabiana Beltrame fará a sua despedida na quarta e última etapa do Campeonato Estadual, depois de 19 anos de carreira. O último ato da campeã mundial de 2011 será neste domingo, às 9h (de Brasília), no estádio olímpico de remo, na Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio de Janeiro. A disputa contará com a presença de cerca de 200 atletas de clubes como Flamengo, Vasco da Gama e Botafogo. Para Beltrame, que atua pelo Vasco, a regata será marcada por lembranças e um misto de emoções, afinal, esta será a última vez que a catarinense competirá por aquelas águas, o seu habitat natural há tantos anos.

- Eu tenho muito orgulho de tudo o que conquistei na minha carreira. Estou bem ansiosa para a minha última regata. E é claro que espero vencer e dar a minha última contribuição ao Vasco. Mas já está começando a dar aquela nostalgia, pois foram momentos muito felizes que passei na minha trajetória no esporte - contou Fabiana, a primeira remadora do país a competir em uma Olimpíada, em Atenas 2004, sete anos antes do primeiro ouro brasileiro em Mundiais.

Nascida em Florianópolis e radicada no Rio de Janeiro, a remadora participou de três edições das Olimpíadas: Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012. Em 2011, ela atingiu o ápice da carreira ao conquistar o ouro no Mundial de Bled, na Eslovênia. Para a Rio 2016, Fabiana aguardava uma vaga por convite que não veio. Apesar de ter conseguido o índice para os Jogos, ela não foi convocada pela Confederação Brasileira de Remo uma vez que cada país, mesmo classificando mais barcos, pode enviar apenas um por gênero.

As convocadas foram Fernanda Nunes e Vanessa Cozzi, do double skiff peso-leve, que alcançaram melhor colocação no Pré-Olímpico. Fabiana passou o ciclo olímpico em busca de uma parceira de alto nível para competir no double skiff da Olimpíada. A outra possibilidade seria aumentar o peso para competir em outra categoria do single skiff, prova na qual o Brasil tinha convite, contudo, teria de enfrentar adversárias mais fortes. A remadora só não contava que fosse formado um barco duplo forte, que acabou ficando com a vaga para a Rio 2016 e tirando a sua chance de se despedir da forma que sonhava.

Aos 34 anos, Beltrame revelou que continuaria competindo, porém, apenas em provas nacionais e estaduais. A sua despedida no cenário internacional ocorreu em junho deste ano, na etapa da Copa do Mundo em Pozan, na Polônia, onde terminou em 12º lugar no single skiff peso-leve, a sua especialidade. Foi nesta mesma disputa que ela sagrou-se campeã mundial, há cinco anos. O fim da regata na Lagoa reserva uma homenagem à remadora.



Fonte: GloboEsporte.com