CBF informa que ex-vascaíno Victor Ramos, hoje no Vitória, está regular

Sexta-feira, 25/11/2016 - 14:44
comentários

A esperança do Internacional de conseguir tirar pontos do Vitória no "tapetão" pode não dar em nada. O clube gaúcho estuda entrar com ação no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para denunciar a escalação irregular do zagueiro Victor Ramos em partidas do rubro-negro gaúcho. Mas a CBF informou, através de seu diretor de registros, Reynaldo Buzzoni, que o jogador está em situação regular. A informação se baseia em documento enviado pela Fifa sobre o caso, segundo reportagem do site Uol. Buzzoni teria até ligado para dirigentes do Inter dar seu parecer.

- 'Zero, não existe irregularidade. Isso é desespero do Inter nesta hora que está caindo porque nunca caiu. Até o Bahia tinha outro argumento de que era transferência internacional (de Victor Ramos) e que por isso não poderia ser inscrito no Campeonato Baiano pelo prazo. Nada a ver com o Brasileiro. Ele está no BID (Boletim Informativo Diário da CBF) - disse Buzzoni, ainda de acordo com a reportagem.

Internacional e Vitória brigam para escapar do rebaixamento para a Série B do Brasileiro. Atualmente a vantagem do Vitória sobre o Inter na tabela de classificação é de três pontos, faltando duas rodadas para o fim do campeonato.

O Colorado não deve desistir da ação. O vice-presidente jurídico do clube gaúcho, Giovani Gazen, viajou ao Rio de Janeiro, sede do STJD. Caso fosse acatada, a denúncia faria o clube baiano perder 3 pontos por partida em que o jogador atuou, segundo punição prevista no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Victor Ramos esteve em 24 jogos do Vitória até a 36ª rodada, o que faria que a equipe rubro-negra fosse a quarta rebaixada (Santa Cruz, América-MG e Figueirense já ocupam as outras trâs vagas na Série B do ano que vem).

Segundo suspeita o Iternacional, Victor Ramos estaria irregular devido à sua transferência para o Vitória logo após o final do empréstimo ao Palmeiras, onde atuou no Brasileiro de 2015. Os direitos do zagueiro são do Monterrey, do México, e sua transferência do Palmeiras para o Vitória não teria seguido as recomendações do sistema TMS – Transfer Market System, ou Sistema de Mercado de Transferências. O procedimento deveria ter sido feito pelo Monterrey, e não diretamente pelo Palmeiras, segundo o TMS.

De acordo com reportagem do site do jornal "Zero Hora", legalmente o contrato de Victor Ramos com o Palmeiras terminou em 31 de dezembro de 2015, e o dele com o Vitória começou em 1º de fevereiro de 2016. "Durante o mês de janeiro, Ramos não teve seu registro voltando ao México. A presença do Palmeiras nos sistemas da Fifa caracteriza a transferência direta entre os brasileiros", destaca a reportagem.

- Departamento jurídico mais age do que fala - disse o vice-presidente jurídico do Inter, Giovani Gazen, ao "Zero Hora", sem negar a história do possível recurso. - Estamos sempre estudando qualquer alternativa na defesa intransigente do Inter - comentou o dirigente.

Por sua vez, o Vitória diz não estar preocupado.

- O Vitória já comprovou, mostrou e fez tudo que deveria ser feito - afirmou Anderson Barros, diretor executivo do clube baiano.

O Bahia, rival do Vitória, já tinha feito a mesma queixa durante o Campeonato Baiano deste ano, vencido pelo rubro-negro. Na ocasião, o procurador-geral do TJD da Bahia arquivou o caso, sob alegação de que não poderia julgar "atos ou omissões de dirigentes ou administradores da CBF".

Fonte: O Globo Online