Basquete: Vasco perde em casa para o Campo Mourão pelo NBB: 91 a 81

Quinta-feira, 17/11/2016 - 21:24
comentários

No décimo encontro entre as duas equipes em 2016, o primeiro pelo NBB (Novo Basquete Brasil), o Campo Mourão conseguiu vingar a derrota na final da Liga Ouro e venceu o Vasco por 91 a 81, no ginásio de São Januário, no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira à noite. Demonstrando mais tranquilidade em quadra e com a mão mais calibrada, a equipe paranaense conseguiu a sua primeira vitória em dois jogos disputados na competição, enquanto os cariocas perderam a segunda em três partidas, dividindo os centenas de torcedores presentes entre gritos de apoio e alguns de cobrança.

Com o resultado, o retrospecto entre as duas equipes que conseguiram o acesso para a elite do basquete nacional ficou em cinco vitórias para cada lado neste ano, sendo a segunda do Campo Mourão no Rio, logo no primeiro encontro depois de o time cruz-maltino ter sido campeão jogando no Paraná.

O cestinha da partida foi Betinho, com 22 pontos, fundamental no triunfo do time visitante. Pastor, com 14 pontos, também se destacou. Pelos donos da casa, o americano David Jackson, com 18 pontos, e Murilo, com 12 pontos, bem que tentaram virar a situação, mas a diferença de aproveitamento nos arremessos entre os dois times foi decisiva.

O jogo

Recuperado de lesão no tornozelo, o americano David Jackson foi a novidade no Vasco, fez a sua primeira partida no NBB e formou o quinteto titular junto com Hélio, Nezinho, Murilo e Fiorotto. No Campo Mourão, que ainda não contou com as estreias dos também americanos Isaac Thorton e Jordan Montgomery por não terem a documentação regularizada, o time entrou em quadra com Betinho, Pastor, Cauê, Andrezão e Atílio.

Empurrado pela sua torcida em São Januário, o Vasco sofreu os dois primeiros pontos da partida marcados por Andrezão, mas soube manter a tranquilidade no início para ter uma leve superioridade sobre um adversário difícil. Uma crava de Murilo para fazer 8 a 4 no placar levantou os cruzmaltinos na arquibancada. Em um duelo bastante equilibrado, o time carioca fechou o primeiro quarto vencendo por 20 a 17, com boa atuação de Jackson.

No segundo período, porém, o Vasco passou a cometer erros no ataque, teve baixo aproveitamento principalmente nas bolas de três pontos, e o técnico Christiano Pereira fez várias alterações. Enquanto isso, a equipe paranaense se mostrava com a mão mais calibrada. Comandado por Cauê e Betinho, o Campo Mourão virou o placar e foi para o intervalo ganhando por 38 a 33.

A conversa no descanso dos dois times parece ter dado mais certo para os visitantes, que voltaram para o terceiro quarto mais concentrados e eficientes. A torcida vascaína bem que tentou empurrar, ora cantava e vaiava o adversário, ora demonstrava certa irritação com as falhas dos jogadores. Dentro de quadra, a vantagem do Campo Mourão chegou a ser de 13 pontos e ficou em 67 a 56 ao final do quarto.

No quarto período, nem o esforço de David Jackson, Murilo e companhia foi suficiente para fazer valer que o "Vasco é o time da virada", como cantavam os torcedores. O erro de Gaúcho na bandeja em dois ataques consecutivos irritou parte do público e mostrou que a noite não era mesmo cruz-maltina. Sem ter nada com isso, Betinho e Pastor continuavam encestando as bolas para os paranaenses, e o placar terminou em 91 a 81.



Fonte: GloboEsporte.com