Nos últimos 5 jogos, Vasco venceu 2, perdeu 2 e empatou 1

Terça-feira, 08/11/2016 - 11:30
comentários

A cada jogo que passa, o acesso do Vasco se complica mais. A disparidade técnica mostrada no início da Série B sumiu, e o time mostra dificuldades para reagir justo no momento decisivo. Faltando quatro rodadas para o término da competição, os cruz-maltinos estão em alerta. Nesta terça-feira, recebem o Luverdense em São Januário, às 21h30 (de Brasília), e, em caso de novo tropeço, podem cair para a quarta posição, o limite da zona de classificação para a primeira divisão.

Em segundo lugar na tabela, o Vasco não vive situação confortável. A gordura acumulada se foi – com 58 pontos, tem quatro a mais que o Náutico, quinto colocado, mas está empatado com o Avaí e tem vantagem de dois pontos para o Bahia, outros integrantes do G-4. O que ninguém cogitava antes começa a ser verbalizado em sussurros pelos corredores de São Januário: poderia o Vasco não subir?

O obrigatório acesso, tido como missão primordial da temporada, trouxe mais pressão e, com ela, a mudança no discurso. Se antes jogadores e comissão técnica falavam em título, depois passaram a buscar a promoção “o mais rápido possível”. Agora, a ideia exposta é de que a volta à Série A só depende dos próprios esforços cruz-maltinos.

- Só dependemos da gente, não precisamos depender de outros resultados. Isso é fundamental. E que a gente mantenha dessa forma, para não dependermos de ninguém (para subir) – disse Jorginho, após a derrota para o Brasil de Pelotas, por 1 a 0, no último sábado.

Sem regularidade

O grande problema vascaíno no momento é a regularidade. Recentemente, o time até produziu atuações consistentes, como contra Avaí e Paraná, mas junto com elas vieram tropeços preocupantes, especialmente fora de casa, diante de Brasil de Pelotas e Paysandu. Nos últimos cinco jogos, o Cruz-Maltino perdeu dois, venceu dois e empatou um.

- Sabemos que o objetivo era liderar de ponta a ponta. Não conseguimos, mas era para mantermos essa gordura. Era para eu estar aqui hoje falando praticamente classificado para a Série A. Mas o que tem na minha frente é o Luverdense, time que está tentando se aproximar do G-4. E eu sou o Vasco, time que vai lutar para vencer e subir - lamentou Luan.

Em São Januário, o retrospecto recente deixa a desejar: a última vitória foi no dia 24 de setembro, sobre o Atlético-GO. Depois disso, o time perdeu para o CRB e empatou com o Avaí, sob protestos. Neste clima de tensão, a diretoria tomou precauções de segurança. O fim de ano, que era para ser de alívio e tranquilidade, virou uma agonia.

Fonte: GloboEsporte.com