Basquete: David Jackson projeta NBB e fala sobre a rivalidade entre Vasco e Urubu

Terça-feira, 08/11/2016 - 14:44
comentários

Um dos nomes de maior destaque do basquetebol brasileiro nos últimos anos, David Jackson está de volta à competição após uma temporada de ausência. MVP do NBB CAIXA 2013/2014, o ala/armador norte-americano defenderá o Vasco da Gama, na primeira participação da equipe carioca no campeonato.

Aos 34 anos de idade, DJ caminha para sua quarta temporada na competição. Apresentado ao basquete brasileiro pelo Flamengo, na edição 2011/2012 do campeonato, o norte-americano também atuou por duas temporadas no Limeira. Principal destaque da equipe paulista na época, o ala/armador se sagrou MVP do NBB CAIXA 2013/2014, quando teve médias de 20,6 pontos (com 59,9% de aproveitamento nas tentativas), além de 4,0 rebotes, 2,3 assistências e 1,1 bolas recuperadas por partida.

Após uma temporada jogando no basquetebol argentino, DJ foi anunciado como reforço vascaíno no período de baixa temporada. Com a camisa cruzmaltina, o ala/armador já atuou em partidas do Campeonato Carioca e agora fará a grande estreia no NBB CAIXA.

Após ser campeão da Liga Ouro 2016, o Vasco garantiu acesso ao NBB CAIXA, onde fará sua estreia na edição 2016/2017. A primeira partida do cruzmaltino na competição será no dia 10 de novembro (próxima quinta-feira), às 19 horas (de Brasília), diante do Minas, em Belo Horizonte (MG).

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.

Confira a entrevista completa de David Jackson ao site da Liga Nacional de Basquete:

LNB: Qual sua expectativa para sua temporada individual e do seu time?

David Jackson: A gente vai competir contra os principais times do NBB CAIXA. Flamengo, Bauru, Mogi. Acho que esses times são os três principais e podemos competir contra eles. Neste momento nós continuamos nos conhecendo e evoluindo como time, porém eu penso que no começo do NBB CAIXA nós vamos ter mais experiência como um time e estaremos jogando melhor. Individualmente eu espero ser melhor que no ano passado e antes disso. Eu treino forte em todas as pré-temporadas e tento trazer algo diferente para a minha equipe. Nesta temporada eu estou no Vasco e eu quero trazer tudo que eu sou capaz de fazer para o meu time.

LNB: Mudou alguma coisa desde a sua temporada de MVP do NBB CAIXA (2013/2014) para agora?

David Jackson: Não. Eu me sinto bem, tento cuidar do meu corpo, nada está realmente diferente desde a temporada de MVP. Em relação ao time, hoje a gente treina mais, eu me cobro mais, está é a única diferença até o momento. Eu continuo aprendendo sobre os jogadores daqui, eles continuam aprendendo sobre mim.

LNB: Agora você vai jogar com o Nezinho novamente. Como essa parceria na armação vai ajudar o seu jogo e a campanha do Vasco?

DJ: Jogando juntos nós tivemos uma temporada de sucesso. Acho que nossa experiência juntos vai ajudar o time nesse ano. A gente vai tentar manter nossa conexão e desenvolver a armação do Vasco. Nós temos que nos manter contando um com o outro e aprendendo um com o outro.

LNB: Provavelmente o Vasco tem um dos elencos mais velhos da competição. Isso é bom ou ruim?

DJ: Eu acho que poder ser bom e ruim. Muitos jogadores do time atuam há muitos anos e o aspecto experiência tem um peso, mas também há as questões físicas. Nós temos que usar a inteligência nos treinos, inteligência para cuidar de nossos corpos. Então, eu penso que pode ser bom e ruim.

LNB: Você jogou pelo Flamengo anteriormente e agora atua em outro grande clube. Como os torcedores poderão ajudar vocês a terem uma grande campanha em casa?

DJ: Em qualquer time que eu joguei a torcida era muito boa. No Limeira, no Flamengo, e agora no Vasco, eu jogo pelo Vasco, tudo pelo o Vasco. Nada mais.

LNB: O que você tem a dizer sobre a rivalidade entre Flamengo e Vasco?

DJ: Eu sei que é séria. Estou aprendendo ainda sobre a rivalidade, mas como em qualquer rivalidade você percebe a intensidade do jogo. Então, eu percebi que serão jogos duros contra o Flamengo e acho que nós temos chances reais de competir com eles e fazer bons jogos.

LNB: Você jogou alguns anos no Uruguai e na Argentina, mas você consegue dizer que o NBB CAIXA é a sua casa?

DJ: Neste momento isto é um pouco eventual. No último ano a Argentina foi minha casa e eu tive muito sucesso lá. Por três anos foi aqui e eu também tive muito sucesso. Agora eu estou de volta e quero continuar fazendo o que fazia nos anos anteriores.

LNB: Qual é o melhor jogador do NBB CAIXA na sua opinião?

DJ: Tem vários grandes jogadores aqui. São muitos, muitos grandes jogadores que fazem a competição muito competitiva. Não consigo falar um jogador individualmente, porque são vários, uma longa lista, porém a competitividade é realmente boa.

LNB: No ano passado, na Argentina, você acompanhou a temporada do NBB CAIXA?

DJ: Muito pouco. Eu tentei ficar focado no meu time, no que eu estava fazendo. Agora eu tive a oportunidade de voltar, ver o que os jogadores estão fazendo aqui, que times estão contratando quem e coisas deste tipo. O Vasco chegou a mim com a proposta e nós fizemos acontecer.

LNB: Você fala muito sobre basquete, porém o que o DJ gosta de fazer fora das quadras no Brasil?

DJ: Eu sou um cara caseiro. Gosto de ficar em casa assistindo filmes, programas de TV, coisas deste tipo. Eu gosto da pizza daqui, mas não faço muitas coisas, procuro descansar o máximo possível e cuidar do meu corpo.



Fonte: LNB