Martín Silva: 'Temos que fazer o nosso trabalho, subir com antecedência e brigar até o fim'

Terça-feira, 01/11/2016 - 14:29
comentários

A serenidade de sempre. Martín Silva foi o encarregado de atender a imprensa na manhã desta terça-feira em São Januário, e não fugiu da responsabilidade quando o assunto foi o título da Série B. Apesar de reforçar que a conquista em nada mudará a história do Vasco, o goleiro voltou a tratá-la como obrigação, principalmente em uma semana onde a equipe pode retomar a liderança da tabela depois de cinco rodadas. Para isso, basta vencer o Brasil de Pelotas, sábado, às 16h30 (de Brasília), fora de casa, pela 34ª rodada e o Atlético-GO perder o clássico com o Goiás, no mesmo dia. Essa matemática, no entanto, não seduz o uruguaio.

Na segunda posição após liderar a Série B por 28 partidas, Martín sabe bem de que não vale de nada ocupar a posição antes da hora. Até mesmo para tirar a pressão de uma volta ao topo já no próximo fim de semana, o goleiro pediu paciência ao elenco e torcedores e reforçou que o que realmente importa é estar em primeiro no dia 26 de novembro, data da última rodada, quando o Vasco recebe o Ceará.

- Sabemos que temos que ganhar e esperar o Atlético-GO. Temos que ter paciência. Não importam essas rodadas, o que importa é terminar em primeiro. Vamos fazer nossa parte e esperar que os times possam tirar pontos do Atlético-GO. Obrigação é mesmo (ser campeão). Sempre falei que não muda nada (para história do Vasco), mas queremos ser campeões e com um acesso tranquilo. Estamos no caminho certo.

A tabela é suficiente para deixar o torcedor vascaíno otimista. Além do clássico de sábado, o Atlético-GO tem pela frente ainda Bahia e Londrina, que brigam pelo acesso. O Vasco, por sua vez, só encara equipes "de férias": Brasil, Luverdense, Criciúma e Ceará, que não brigam por mais nada na temporada, e o Bragantino, que corre seríssimo risco de rebaixamento. Martín, por sua vez, não se ilude:

- Às vezes, um time que não tem mais nada a perder é mais complicado. Temos que fazer o nosso trabalho, subir com antecedência e brigar até o fim.

O uruguaio pediu calma também na reta final da temporada. Faltando menos de um mês para as férias, não foram poucos os jogadores que admitiram contar as horas para o fim da Série B e volta à elite. Martín, entretanto, evitou maiores fantasmas e manteve a tranquilidade habitual ao falar das últimas semanas de trabalho em 2016.

- Não muda (a postura por jogar a Série B). É a realidade do clube, a minha realidade, e quero vencê-la. Quero fazer meu trabalho da melhor maneira possível. Tenho que ter essa mentalidade no dia a dia. Não posso querer que acabe logo uma coisa que não conquistei os objetivos. Temos que ter tranquilidade e a humildade de que o mundo não vai acabar por isso. Tem que jogar e ganhar. Temos a sorte de estar em um grande clube como o Vasco. Falta pouco para voltar à Série A. A melhor forma é coroar o trabalho com o título.

Com 58 pontos, o Vasco é o vice-líder da Série B e encara o Brasil de Pelotas, sábado, às 16h30 (de Brasília), no estádio Bento de Freitas, na Serra Gaúcha pela 34ª rodada.

Fonte: GloboEsporte.com