Vasco e Londrina se enfrentaram por vaga na semifinal do Brasileiro de 1977

Sexta-feira, 07/10/2016 - 17:16
comentários

Em disputa direta pelo acesso na Série B, o Londrina encara o Vasco no sábado, às 18h30 (de Brasília), na Arena da Amazônia, em Manaus, pela 30ª rodada da competição. Um duelo que já definiu uma vaga em semifinais de Campeonato Brasileiro e que ficou marcado na história dos dois clubes.

– É um jogo que traz na memória muita alegria, embora que tenha sido há quase 40 anos. Me emociona, com certeza foi um jogo inesquecível. Foi um jogo muito nervoso, de muita pressão. O Londrina, embora individualmente inferior ao Vasco, conseguiu chegar lá e vencer a partida – disse o meia Carlos Alberto Garcia, um dos ídolos da história do Londrina.

O jogo era válido pelo Brasileirão de 1977, mas foi disputado no dia 19 de fevereiro de 1978. Foi o maior público registrado em São Januário: 40.209 pessoas. Os dois times chegaram à última rodada da terceira fase disputando a liderança do grupo S e um lugar nas semifinais. O Londrina, líder da chave com nove pontos, poderia empatar e até perder por um gol de diferença que avançava na competição. Segundo colocado com sete pontos, o Vasco precisava ganhar por dois gols ou mais de vantagem (na época, vitória por um gol valia dois pontos, enquanto por dois ou mais rendia três pontos).

O Tubarão era a grande surpresa do campeonato. Após começar mal na competição e quase ser eliminado, o time passou pela repescagem e caiu no grupo que tinha, além do Vasco, Corinthians, Santos, Flamengo e Caxias. A disputa da terceira fase era em turno único, com o campeão de cada um dos quatro grupos avançando para as semifinais. O Londrina estreou vencendo o Caxias, por 2 a 0, e depois derrotou o Flamengo, de Zico e Adílio, por 1 a 0, os dois jogos no Estádio do Café. Em seguida venceu o Santos por 2 a 1, no Pacaembu, e derrotou o Corinthians, por 1 a 0, novamente em casa. A decisão da vaga ficou para a partida contra o Vasco.

O jogo teve cara de final. Os jogadores do Londrina foram impedidos de comer no hotel com medo de uma possível sabotagem do rival. No dia da partida, a delegação ainda sofreu muito ao chegar ao estádio cruzmaltino.

– O Vasco era o favorito, tinha Roberto Dinamite, Guina, Mazaropi, Orlando, Marco Antônio... Todos os jogadores com nível de seleção brasileira. A rivalidade, a pressão lá foi muito grande. Os torcedores levavam garrafas de vidro e jogavam no campo, jogavam papel, pedra, pedaço de pau. O presidente do Vasco fez pressão. Foi um jogo muito nervoso – lembrou Garcia.

Em campo, o Londrina conseguiu aguentar a pressão e abriu o placar logo aos oito minutos do primeiro tempo. Após contra-ataque, Brandão recebeu nas costas da zaga, aproveitou a saída do goleiro da área e tocou para o gol, fazendo 1 a 0 para o Tubarão. O Vasco pressionou, mas parou na grande atuação do goleiro Mauro, que salvou o time alviceleste em várias oportunidades.

O segundo e decisivo gol do Londrina veio no começo da etapa final. Quem marcou foi Carlos Alberto Garcia, que relembra a jogada:

– O gol saiu pela esquerda. O Dirceu cruzou, em uma falta do Orlando. Ele demorou para cobrar a falta por causa da pressão, garrafas sendo jogadas. O árbitro queria que cobrássemos logo, porque vencíamos por 1 a 0. O Dirceu cruzou, eu dominei com a direita e chutei com a esquerda. Eu não era canhoto, mas dominei, mandei no canto do Mazaropi. Com 2 a 0, voltamos para marcar, deixamos correr o tempo e vencemos – recordou.

O Londrina foi para as semifinais, onde encarou o Atlético-MG. O jogo contra o Galo, no Mineirão, foi considerado o melhor do Campeonato Brasileiro. Os mineiros chegaram a abrir 2 a 0, mas o Tubarão reagiu. Garcia fez o primeiro, e Brandão marcou o segundo. Porém, o rival tinha o artilheiro Reinaldo em tarde inspiradíssima e venceu por 4 a 2. No Estádio do Café, em outra ótima partida, os times empataram por 2 a 2 (Brandão e Ademar, fizeram os gols) e, assim, terminava o sonho de uma vaga na final. Mesmo com a eliminação, o feito é lembrado até hoje por todos no clube e na cidade.

Outra realidade

Desta vez, Londrina e Vasco se encontram em um momento bem diferente, agora pela Série B do Brasileiro. Após liderar grande parte da Série B, o time carioca perdeu duas partidas seguidas e também a primeira colocação. O Tubarão vem em alta, com cinco jogos sem perder e três vitórias seguidas, o que levaram a equipe até a quarta colocação, dentro da zona de acesso.

No primeiro turno, no reencontro entre os dois times, o Vasco levou a melhor. Com gol de Rodrigo, a equipe cruzmaltina ganhou por 1 a 0, no Estádio do Café, em partida válida pela 11ª rodada da Série B.

Para Carlos Alberto Garcia, o Londrina encara a partida deste sábado sem pressão. Confiante com o bom momento vivido pela equipe, o ex-meia do Tubarão acredita em um resultado positivo para embalar de vez na briga pelo acesso.

– Hoje é outra história. Como torcedor, estamos na expectativa que o Londrina vá chegar em Manaus e vencer mais uma vez. Não é um jogo de vida ou morte. Hoje, se o Londrina empatar está ótimo, se ganhar praticamente decide a permanência no G-4. Se perder, tem que ficar como está. O Londrina está jogando bem, com personalidade. O técnico Claudio Tencati está dando um show, os jogadores cresceram. O Zé Rafael e o Jô crescendo, o Fillipe Soutto também, o Germano é o melhor desde o começo. A zaga também está bem escalada, o Lucas Ramon e o Léo estão com mais confiança. O time está encorpando. Se vencer essa partida, vai embalar de vez – comentou.

Clique aqui e veja o vídeo



Fonte: GloboEsporte.com