Organizadas reclamam de criminalização das torcidas em audiência na Câmara dos Deputados

Sábado, 24/09/2016 - 08:12
comentários

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) realizou nesta quinta-feira (22) uma audiência pública para discutir o Estatuto do Torcedor. Durante o encontro, representantes de torcidas organizadas reclamaram que estariam sofrendo uma “campanha de criminalização nunca antes vista”. Segundo o representante da Associação Nacional das Torcidas Organizadas (Anatorg), o sociólogo Alex Sandro Gomes, os problemas acontecem tanto por parte de setores da mídia como de órgãos do Estado.

A audiência contou com representantes do Ministério dos Esportes, do Ministério Público, de órgãos de segurança e das torcidas organizadas, como a Raça Rubro-Negra (Flamengo), Força Jovem (Vasco), Máfia Azul (Cruzeiro), Mancha Verde (Palmeiras) e Ira Jovem (Gama).

“Me choca muitas vezes o tratamento que recebemos da mídia, por parte de pessoas que não conhecem de fato o que fazemos. Nada sabem sobre a inserção positiva que temos em comunidades populares de norte a sul do país, em atividades culturais e de inserção de jovens”, garantiu Alex Sandro, também conhecido pelo apelido de Minduim.

Ele, no entanto, não nega que membros de torcidas organizadas diversas vezes se envolvem em casos de violência nos estádios ou em trajetos de ida e volta dos jogos, mas pede aos órgãos estatais que nestes casos punam os indivíduos diretamente envolvidos, não a torcida organizada como um todo. Em diversos estados e cidades algumas dessas instituições foram fechadas por ações do Ministério Público ou proibidas de se manifestarem durante as partidas.

“Esses atos de violência não tem o apoio de nenhuma torcida. Temos que ser vistos como parceiros no combate a esse problema, nós somos parte da solução”, disse Alex Sandro.

Wallace Mendonça, da Força Jovem (Vasco), reclamou do “processo de criminalização” que as torcidas estariam sofrendo, segundo ele em grande parte fruto de um preconceito “de quem só conhece essas instituições pelo que a Globo noticia”. Ricardo Leal, da Mancha Verde (Palmeiras), também lembrou a responsabilidade que no seu entender o poder público e as entidades organizadoras tem nos distúrbios durante partidas de futebol.

“É muito comum não cumprirem os protocolos acertados em reuniões prévias com as próprias torcidas”, afirmou.




Fonte: Ondda