Jorginho fala sobre lesão de Marcelo Mattos, escalação do time, torcida e duelo contra o Santos

Terça-feira, 20/09/2016 - 17:29
comentários

Erro zero. Parodiando o lema do Caprres, que trabalha para evitar lesões no Vasco, o técnico Jorginho definiu o que espera da equipe para o jogo contra o Santos, nesta quarta-feira, em São Januário, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. O time precisa vencer por 2 a 0 ou por diferença mínima de três gols de diferença para se classificar, e o treinador entende que os jogadores precisarão, sobretudo, de atenção para buscar o resultado.

- A gente tem que buscar aquilo que o Caprres tem tentado, o lesão zero. Agora é erro zero. A sabe que no futebol é impossível, mas aqueles erros primários, de bola parada, sair jogando pelo meio... Temos que estar muito atentos em relação a isso. Precisamos ser mais eficientes. Se jogarmos da forma com a equipe vem crescendo, com certeza temos grandes possibilidades de vence – disse Jorginho, em entrevista coletiva.

Para o treinador, não há fórmula para tentar reverter o resultado em casa. Por isso, a torcida não deve esperar um time partindo loucamente para o ataque no início, nem demasiadamente conservador para evitar sofrer um gol que atrapalhe ainda mais o objetivo. Jorginho quer equilíbrio.

- O que precisamos é entrar muito concentrados. Se você entrar pressionando e conseguir fazer o gol é maravilhoso, mas se de oportunidade para o time contra-atacar e tomar um gol, já começa a dificultar mais ainda. Se esperar o segundo tempo, talvez o torcedor não tenha tanta paciência assim. Creio que a coisa mais importante é o equilíbrio. Sabendo contra quem estamos jogando, uma equipe muito qualificada, a atenção é redobrada para sermos corajosos, atacarmos sempre compactos, com muita força e velocidade.

Confira outros tópicos da coletiva de Jorginho:

Lesão de Marcelo Mattos

A gente lamenta muito a contusão dele. É um jogador muito importante para o trabalho que a gente vem desenvolvendo. Infelizmente sofreu essa contusão, foi uma infelicidade. Agora é recuperar, fazer todo o trabalho necessário, já vai passar por cirurgia rápida para que possa retornar o mais rápido possível. O contrato dele termina no fim do ano, mas o clube com certeza vai ampará-lo e deve renovar por um período para que possa se recuperar.

Montagem do time sem Mattos

Temos duas possibilidades: manter a formação ou entrar com uma formação um pouco mais ofensiva. Estamos atentos a isso, conversando com os jogadores.

Apoio da torcida

É importante no momento em que o time entra concentrado, atento, organizado, faz jogo como se fosse final. É fundamental que façamos esse tipo de jogo, porque aí traz a torcida, vira um caldeirão. Todas as vezes em que entramos focados, determinados, com marcação forte, criando, a torcida acompanha a gente, vem junto, e se torna um clima bem desfavorável para o adversário.

Rendimento dos atacantes abaixo do esperado

A única situação é que esses atacantes não têm jogado sempre. É uma das razões para eles não terem tantos gols assim, casos do Leandrão e do Thalles. Chegaram Junior Dutra e Éderson, jogadores que não tem jogos para ter cobrança em termos de serem goleadores da Série B. O importante é que cada um conhece seu potencial, o que representam. Estamos procurando colocar em campo aquilo que a gente acha melhor.

Duelos contra times da Série A

Claro que quando pega uma equipe muito qualificada, você tem atenção maior. É natural. Mas fizemos grandes jogos também contra equipes da segunda divisão. Claro que as coisas ficam mais evidentes quando pega time de expressão maior. Isso marca muito mais que vencer jogos contra equipes da Série B. Mas acho que a equipe que pretende seguir na Copa do Brasil não pode ficar olhando adversário. Tem que encarar todos com muita seriedade.

Fonte: GloboEsporte.com