Queda de rendimento do Vasco acompanha a má fase de Nenê

Terça-feira, 06/09/2016 - 16:39
comentário(s)

A má fase do Vasco na Série B não pode ser credita a um só jogador, mas passa pelo também mau momento do meia-atacante Nenê. O camisa 10, que no início do campeonato era "mais artilheiro que Messi", hoje tem dificuldades de ser o "carregador de piano" da equipe cruz-maltina.

Nas cinco primeiras rodadas da segundona do Brasileiro, o meio-campista foi às redes oito vezes, contra Sampaio Corrêa (três vezes), Vila Nova (duas vezes), Bahia (duas vezes) e Oeste (uma), obtendo uma impressionante média de 1,6 gols por partida.

Para se ter uma ideia, o craque argentino do Barcelona marcou 41 vezes em 48 duelos oficiais na temporada 2015/16: média de 0,84 por jogo.

Nestas cinco jornadas em que Nenê foi importante, decisivo e marcou para o Vasco na Série B, a equipe cruz-maltina conquistou quatro vitórias e um empate, com aproveitamento de 87%.

De acordo com números da Footstats, o camisa 10 finalizou 18 vezes (3,6 por jogo, portanto) e 61% delas foram corretas. Isso significa que, em sua boa fase, Nenê necessitava de 2,2chutes em média para marcar um gol.

Alguns meses depois, e o experiente meia de 35 anos entrou em seu pior momento com o manto vascaíno.

Após o início arrasador, ele jogou mais 12 vezes pela Série B e fez apenas três gols (média de 0,25 por partida). Destas, o Vasco venceu seis, empatou duas e perdeu quatro, com aproveitamento bem abaixo do anterior: 55%.

Nessas partidas, Nenê finalizou 20 vezes e teve menos da metade da média da boa fase (1,7 por jogo). Seu índice de acerto foi também foi bem abaixo: 45%. Sua média foi de um gol a cada 6,7 chutes, ou seja, hoje ele precisa do triplo de chances para ir às redes em relação a seu melhor momento.

Provavelmente com seu meia em campo, o Vasco se prepara para enfrentar o Oeste-SP, no sábado, às 17h (de Brasília), em partida válida pela 24ª rodada do Brasileirão da Série B.




Fonte: ESPN.com.br