Vasco lembra os 18 anos do título da conquista Libertadores da América

Sábado, 27/08/2016 - 03:37
comentário(s)

Um dos maiores títulos da história do Club de Regatas Vasco da Gama completa 18 anos nesta sexta-feira (26/08). Após conquistar a América pela primeira vez no aniversário de 50 anos, com o troféu do Sul-Americano de 1948, invicto, o Gigante da Colina voltou ao topo do continente no ano de seu centenário. No dia 26 de agosto de 1998, cinco dias após completar 100 anos de existência, o clube de São Januário entrou em campo no estádio Engenheiro Isidro Romero, em Guayaquil, no Equador, para realizar o segundo confronto da decisão da Libertadores contra o Barcelona. O roteiro do duelo foi bem parecido com a primeira partida, disputada em São Januário, no dia 12 de agosto. Com gols de Luizão e Donizete em ambos os jogos, o Vasco derrotou o adversário por 2 a 0 no Rio de Janeiro e 2 a 1 no encontro final.

A campanha cruzmaltina foi repleta de emoção e grandes vitórias. Nos três jogos inicias, contra Grêmio, América (MEX) e Chivas (MEX), o Almirante somou apenas um ponto, no empate contra o América. Precisando se recuperar para sonhar com a classificação, o Cruzmaltino empatou de novo com o time mexicano e deu o troco nos outros rivais, conseguindo passar para a próxima fase com oito pontos. Nas oitavas, o Cruzeiro, que havia vencido a competição no ano anterior, entrou direto na segunda fase e foi o adversário do Vasco. Na Colina Histórica, o Gigante venceu por 2 a 1, gols dos artilheiros Donizete e Luizão, e, no Mineirão, empatou por 0 a 0, garantindo a continuidade no torneio. Nas quartas de final, mais uma vez o Grêmio pela frente. No confronto de ida, fora de casa, empate por 1 a 1, com o gol vascaíno marcado por Pedrinho. Em São Januário, triunfo por 1 a 0 com outro tento anotado por Pedrinho.

Contra o River Plate, na semifinal, o Vasco mostrou sua força. Doniteze abriu o placar logo no começo do primeiro jogo, em casa, e o placar de 1 a 0 se manteve até o fim. No Monumental de Nuñez, na Argentina, a equipe mandante saiu na frente e igualou o confronto com gol de Sorín. O time de Buenos Aires, empolgado com a torcida, partiu para o ataque. Porém, Juninho Pernambucano acertou uma bela cobrança de falta e empatou o marcador, confirmando a presença vascaína na grande decisão do torneio continental contra o Barcelona, que terminou com a vitória nos dois jogos. O Vasco conquistava a América no ano de seu centenário após um ano da conquista do Brasil!




Fonte: Site oficial do Vasco