Dinamite foi convocado 2 vezes devido a cortes antes da Copa do Mundo; relembre

Segunda-feira, 01/08/2016 - 00:36
comentário(s)

Um trauma. O corte do goleiro Fernando Prass, anunciado oficialmente na madrugada deste sábado pelo coordenador da base Erasmo Damiani, é rotina triste na história das competições mais importantes disputadas pela seleção brasileira. E representa também coincidência infeliz com a última olimpíada. Em Londres, há quatro anos, o goleiro Rafael, então no Santos, foi cortado às vésperas da disputa olímpica por lesão no cotovelo direito. Igual ao palmeirense.

A CBF deve anunciar até segunda-feira o substituto do goleiro do Palmeiras. Fernando Prass retorna neste domingo a São Paulo e vai iniciar tratamento, podendo passar até por cirurgia.

Relembre abaixo outros cortes históricos sofridos em seleções e olimpíadas:

1970 - Copa do México - O atacante Rogério, do Botafogo, teve distensão muscular e foi cortado do time de Zagallo. O ponta-direita terminou sendo substituído por Emerson Leão, goleiro do Palmeiras, que participou da primeira Copa do Mundo.

1974 - Copa da Alemanha - Foram dois cortes naquele mundial. Um de goleiro, Wendell, também do Botafogo, que foi substituído por Waldir Peres, do São Paulo, e outro do meia tricampeão do mundo Clodoaldo. Para o lugar do santista, foi convocado outro são-paulino: Mirandinha.

1978 - Copa da Argentina - O técnico Claudio Coutinho perdeu o atacante Nunes, então no Santa Cruz, e convocou Roberto Dinamite, do Vasco. Zé Maria, lateral do Corinthians, deu lugar a Nelinho, do Cruzeiro.

1982 - Copa da Espanha - Apenas quatro dias antes da estreia da seleção de Telê Santana, um desfalque de peso: Careca se lesionou e deu lugar a Dinamite, do Vasco. O atacante do São Paulo era um dos principais nomes do futebol brasileiro.

1986 - Copa do México - Mozer, Toninho Cerezo, Renato Gaúcho e Leandro. Os dois últimos não saíram por lesão. Renato foi punido após escapada noturna e o lateral do Flamengo foi solidário ao amigo. O zagueiro e o meia, peça fundamental no time de Telê, deixaram a equipe na preparação da Copa lesionados.

1988 - Olimpíada de Seul - O zagueiro Ricardo Rocha foi convocado, mas o seu novo time, Sporting Lisboa, não o liberou. Ele terminou cortado da lista. Ricardo Gomes e Valdo também não foram liberados pelo Benfica. Além destes vetos, houve corte por lesão do lateral-esquerdo Nelsinho, do São Paulo.

1994 - Copa dos EUA - Atual gerente de futebol do Flamengo, Mozer foi "sorteado" de novo e deixou a equipe de Parreira ainda na preparação em Teresópolis. Ricardo Gomes se lesionou e deixou o time antes da viagem para os EUA. Foram convocados Márcio Santos e Ronaldão.

1998 - Copa da França - As lágrimas de Romário chocaram o Brasil. O herói do tetra se despedia da seleção com lesão na panturrilha da perna direita. A revelação gremista, Emerson, então com 22 anos e jogador do Bayer Leverkusen, substitui o Baixinho. Quatro anos depois...

2002 - Copa na Ásia - No rachão às vésperas da estreia da seleção de Felipão, Emerson foi para o gol, caiu de mal jeito e se lesionou gravemente. Ricardinho, meio de campo do Corinthians, o substituiu e foi campeão do mundo.

2006 - Copa da Alemanha - O zagueiro Edmilson, campeão do mundo em 2002, se machucou e foi cortado do grupo de Parreira. Mineiro, do São Paulo, foi chamado.

2012 - Olimpíadas de Londres - A poucos dias da estreia em Londres, o goleiro Rafael Cabral, do Santos, sofreu trauma no cotovelo direito e foi cortado. Neto, então na Fiorentina, e Gabriel, do Milan, foram os goleiros na ocasião. O Brasil perdeu para o México e ficou com a prata.

2016 - Olimpíadas do Rio - A cinco dias do primeiro jogo na olimpíada carioca, Fernando Prass, que se lesionou na segunda semana de preparação para os jogos, é cortado da seleção. Uma fratura no cotovelo direito frustra os planos de Micale e do veterano goleiro.

Fonte: GloboEsporte.com