Técnicos de Junior Dutra no Santo André elogiam o novo atacante vascaíno

Terça-feira, 19/07/2016 - 08:02
comentário(s)

Júnior Dutra chegou ao Vasco sem causar grande alarde. Vendido jovem para o exterior há quase sete temporadas, o atacante de 28 anos ainda é visto como uma incógnita pela torcida vascaína. Com motivo: no Brasil, o jogador, revelado pelo Santos, atuou profissionalmente apenas pelo Santo André, em 2009. Lá, teve dois treinadores: os xarás Sérgio Guedes e Soares. Convidados pelo GloboEsporte.com para avaliar o reforço, a dupla rasgou elogios e apostou em sucesso de Júnior Dutra com a camisa cruz-maltina.

Júnior Dutra se profissionalizou no Santo André após se destacar na edição de 2008 da Copa Paulista de Juniores. Alçado à equipe principal pelo então técnico Sérgio Guedes, hoje no Rio Branco-SP, o atacante ganhou a condição de titular ainda no Campeonato Paulista daquele ano e seguiu sendo o destaque do time na Série A do Campeonato Brasileiro. Seu reserva na ocasião era Ricardo Goulart, hoje no futebol da China. Antes do fim da temporada, já sob comando de Sérgio Soares, atualmente no Ceará, foi vendido para o futebol japonês. Lá, alias, atuou sob o comando de Jorginho no Kashima Antlers. Júnior também acumulou passagens pela Bélgica e Catar nestes sete anos longe do Brasil.

Vantagens da estatura

Júnior Dutra tem 1,88m. Alto, o atacante consegue aliar a estatura com boa técnica de cabeceio, na visão dos ex-treinadores. Ambos ressaltam ainda as passadas largas, o que confere ao jogador outra qualidade interessante: velocidade. Os arremates de longe também são vistos como um dos pontos fortes.

- Ele é um jogador de muita explosão física e velocidade. E também tem bom jogo aéreo. Acredito que a Europa tenha conferido ainda mais personalidade para ele. Agressivo, o Júnior também tem boa presença de área. Destacaria também os arremates de longe - enumerou Sérgio Guedes.

- O Júnior tem bom arremate de fora da área e boa performance para chegar de trás. Além disso, tem a passada larga, o que acaba facilitando o jogo dele. Vejo ele como um jogador moderno, que também ajuda na recomposição - explicou Sérgio Soares.

Centroavante?

Desde que Riascos voltou ao Cruzeiro, o Vasco buscava no mercado jogadores para suprir a ausência do colombiano. Leandrão e Thalles não conseguiram abraçar a brecha. Porém, os dois ex-técnicos são unânimes ao eleger Júnior Dutra como um meia-atacante. Os dois acreditam que a função de referência na área não é a especialidade do jogador.

- Acho o Júnior melhor como um jogador vindo de trás. No mundo árabe fez muitos gols, mas num grau de exigência menor. Usava muito o pivô também. Acredito que vai encaixar muito bem com o Nenê, já que ele tem boas diagonais. É uma chance de ouro. De qualquer forma, estou na expectativa para vê-lo como centroavante também - opinou Sérgio Guedes.

- A referência ele não faz. Não é a característica dele. Tem qualidade como um meia que chega de trás. O Jorge também o conhece. Acredito que se for usado na frente, será como um falso camisa 9 - resumiu Sérgio Soares.

Os números ajudam a comprovar a tese de que Júnior Dutra não é de fato um centroavante goleador. Com 190 jogos na carreira, ele tem apenas 40 gols marcados. Média de 0,2 gols por jogo. Dado considerado baixo para um jogador que tem a responsabilidade de vestir a camisa 9.

Bom extracampo

Um outro ponto também é motivo de acordo entre os dois ex-técnicos: a cabeça de Júnior Dutra. Tido como um jogador com base familiar sólida, a dupla que comandou o atacante no Santo André garante que o Vasco não terá problemas com confusões envolvendo o reforço fora de campo.

- Ele é um moleque centrado. Os pais acompanharam toda a carreira dele. Cresceu muito profissionalmente. Ele se dedica ao máximo. Um profissional na concepção da palavra - disse Sérgio Soares.

- É um menino com cabeça boa, que tem boa formação. E até acho bom que a torcida tenha um pé atrás com ele. Vão se surpreender, será uma grata surpresa. Vai chegar em um patamar maior que a competição. Imagino que vá surpreender muita gente - afirmou Sérgio Guedes.

Júnior Dutra fez até o momento dois treinamentos com o restante do elenco. Ele, inclusive, já está com a documentação regularizada na CBF. O Vasco viaja nesta terça-feira para Recife, onde enfrenta o Santa Cruz pelo jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil. O primeiro jogo terminou empatado em 1 a 1.

Fonte: GloboEsporte.com