Remo: Fabiana Beltrame critica a falta de um legado olímpico para o remo

Quinta-feira, 23/06/2016 - 17:20
comentário(s)

Primeira brasileira a participar de uma competição do remo olímpico e campeã mundial no skiff simples, Fabiana Beltrame está preocupada com o futuro do esporte no país. A catarinense criticou os dirigentes brasileiros por não terem aproveitado os Jogos do Rio de Janeiro para desenvolvimento da modalidade, alertou para a queda de investimentos e lamentou a falta de um legado. De acordo com a remadora, a construção de uma torre de chegada na Lagoa Rodrigo de Freitas é pouco para o que poderia ter sido feito (assista ao vídeo).

- O bonde passou e a gente não pegou. A gente não ter um legado. No remo, pelo menos, a gente não vai ficar com nada. Uma torre de chegada não era o legado que a gente queria para o remo. Para os próximos anos, a expectativa é que piore, infelizmente. O investimento vai diminuir, tanto público, como privado.

Apesar de ser a brasileira mais vitoriosa na modalidade, Fabiana não conseguiu se classificar para a Rio 2016, uma vez que cada país, mesmo classificando mais barcos, pode enviar apenas um por gênero. Ela ficou com a prata no single skiff do pré-olímpico disputado no Chile, enquanto o double skiff formado por Fernanda Nunes e Vanessa Cozzi levou o ouro. Apesar de triste por não poder lutar por uma medalha olímpica, Beltrame exaltou o feito das compatriotas.

- Lógico que eu queria uma medalha olímpica. É o que falta ao meu currículo. Mas eu acho que nas condições do remo brasileiro, eu acho que fiz bastante coisa (...). O mérito foi delas. Elas tinham que competir. Naquele momento o meu mundo caiu, eu chorei bastante.

A remadora do Vasco anunciou no sábado que a etapa da Polônia da Copa do Mundo de remo foi a sua última competição internacional pela seleção brasileira. Aos 34 anos, ela disse que planos de se aposentar no fim do ano, mas disse que resolveu antecipar por ter ficado fora da Olimpíada e por não estar conseguindo render o esperado.

- O meu plano era me aposentar das competições, de um forma geral, no fim do ano. Eu antecipei, primeiro, por não ter me classificado para as Olimpíadas. Eu também tive alguns problemas que fizeram o meu rendimento cair bastante.

Fonte: Sportv.com