Jorginho é cotado para a Seleção Olímpica

Terça-feira, 14/06/2016 - 16:00
comentário(s)

O ex-lateral Leonardo, 46, foi escolhido por Marco Polo Del Nero, presidente da CBF, para trabalhar na nova comissão técnica da seleção brasileira.

O cartola ofereceu ao ex-jogador do São Paulo e do Flamengo função semelhante a que Gilmar Rinaldi ocupava atualmente.

Na tarde desta terça (14), o técnico da seleção, Dunga, foi demitido após a péssima campanha da seleção na Copa América, disputada nos EUA.

O treinador se reuniu com o presidente da CBF, na sede da entidade, no Rio, e foi dispensado. Rinaldi também perdeu o poder.

Na nova comissão técnica, Leonardo trabalharia como uma espécie de coordenador das duas seleções. Em agosto, o time brasileiro vai disputar os Jogos Olímpicos do Rio. A equipe contará apenas com atletas sub 23 e três jogadores acima da idade. Neymar será um deles.

Campeão mundial na Copa dos EUA, em 1994, Leonardo também teve sucesso como treinador e dirigente. Ele comandou o Milan e a Inter de Milão como técnico.

Leonardo foi o principal dirigente do milionário Paris Saint-Germain até 2013.

Del Nero quer também chamar mais ex-atletas para integrar a comissão técnica.

Ele quer também contar com o técnico do Vasco, Jorginho.

O dirigente ainda não sabe se coloca o vascaíno no time olímpico ou Tite.

Na noite de segunda (13), Del Nero viajou para São Paulo de forma discreta. Ele se encontrou com representantes de Tite e iniciou a negociação.

O técnico do Corinthians é o preferido para substituir Dunga na seleção principal. Ele deverá se reunir na noite desta terça com os representantes da CBF.

Del Nero desistiu do ex-capitão na Copa dos EUA após a eliminação da seleção na Copa América, no domingo. O time perdeu para o Peru, por 1 a 0, em Boston, e não passou da primeira fase do torneio.

O desempenho desastroso da seleção na Copa América agravou a situação de Dunga.

O time está em sexto lugar nas eliminatórias do Mundial da Rússia. Antes, a equipe comandada por Dunga foi eliminada nas quartas da Copa América do Chile, disputada no ano passado.

POLÊMICAS

Campeão mundial com a seleção na Copa dos EUA-1994 e vice na da França-1998, Leonardo, 46, foi lateral-esquerdo, meia, camisa 10 do Brasil, virou técnico e dirigente de futebol.

Como jogador, Leonardo destacou-se no São Paulo e no Flamengo, no Brasil, além de ter passagens vitoriosas no Kashima Antlers, do Japão, PSG, da França, e Milan, da Itália.

No Flamengo, atuou ao lado de Zico na conquista do Brasileiro de 1987. No São Paulo, ganhou o Mundial de Clubes de 1993.

Em sua primeira Copa do Mundo, o então titular da lateral esquerda ficou marcado pela expulsão na partida das oitavas de final, contra os EUA. Naquela vitória brasileira por 1 a 0, Leonardo foi expulso após dar uma cotovelada no americano Tab Ramos. O lateral brasileiro não atuou mais no torneio.

Como jogador, ele se despediu da seleção em 2002 (com 60 jogos e 8 gols). No mesmo ano, já no Milan, começou a exercer funções fora de campo também. Foi dirigente até 2009, quando assumiu o comando como técnico do time italiano. Ficou apenas uma temporada e, em seguida, foi contratado como treinador da arquirrival Inter de Milão.

Novamente uma temporada depois, Leonardo muda de clube e, desta vez, de país. Ele vai para a França ser um dos principais dirigentes do PSG. Em Paris envolve-se em mais uma polêmica. Após agredir um árbitro depois de uma partida do Campeonato francês, ele recebe suspensão de 14 meses e deixa o clube em 2013.

Fonte: Folha de S.Paulo