Basquete: Técnico Cristiano Pereira fala sobre atuação vascaína contra o Campo Mourão

Domingo, 05/06/2016 - 19:37
comentário(s)

Em desvantagem na série final, torcida e jogadores do Vasco mostraram que ainda acreditam no título da Liga Ouro. Na manhã deste domingo, o ginásio de São Januário ficou lotado para empurrar o time, que venceu o Campo Mourão por 79 a 64 e levou a série melhor de cinco para o quarto jogo. Agora, a equipe paranaense vence por 2 a 1 e continua a uma vitória do título nacional e da vaga no NBB - a elite do basquete brasileiro. A próxima partida será na quadra do Vasco mais uma vez, na próxima terça-feira, às 19h30.

Palacios, Hélio e Márcio comandaram a vitória vascaína com 16, 15 e 14 pontos, respectivamente. O americano Collum foi bem nas assistências, com seis, e Drudi pegou 11 rebotes. Pelo lado do Campo Mourão, Vinícius Teló, com 10 pontos, e Milton, com 15, se destacaram. Alexey, que vinha sendo um dos destaques paranaense nessas finais, ficou menos de 20 minutos em quadra e contribuiu com apenas seis pontos e três assistências.

O técnico vascaíno, Christiano Pereira, comemorou o bom desempenho defensivo no primeiro tempo, que fez com que o Vasco abrisse boa vantagem logo no início do jogo.

- A proposta era tentar tirar o volume de jogo dos principais jogadores deles, nós tivemos um aproveitamento melhor no nosso ataque, principalmente no primeiro tempo. No primeiro quarto tivemos também uma defesa muito forte. Tiramos o volume de bolas de três pontos, que foi o que pesou nos dois primeiros jogos a favor deles. E acho que esse foi o diferencial.

Por outro lado, Emerson Souza, técnico do Campo Mourão, lamentou a postura da equipe, que não jogou como está habituada.

- Demoramos muito para entrar no jogo. Melhoramos um pouco no segundo quarto. Nós não jogamos como Campo Mourão. Temos que vir para o próximo jogo como Campo Mourão. Como o time que foi líder da primeira fase. Forte no ataque e forte na defesa.

O JOGO

Empurrado pela torcida e ao som de "Vamos ganhar, Vasco!", os donos da casa começaram melhor. Bem nas bolas de três e na defesa, logo abriram 11 pontos de vantagem: 13 a 2. O técnico do Campo Mourão, Emerson Souza, pediu tempo. Mas pouca coisa mudou. Hélio e Palacios continuavam comandando a equipe vascaína, que ampliou a diferença para 15 pontos no fim do quarto: 19 a 4. E a parcial terminou com 13 pontos de frente: 21 a 8.

Com sete pontos, Márcio Dornelles foi quem comandou os ataques cariocas no início do segundo período, levando a vantagem para 18 pontos: 28 a 10. Mas o Campo Mourão não se abateu e conseguiu equilibrar as ações pelas mãos de Leon e Vinícius Teló. Do outro lado, o Vasco também não deixava de pontuar. Assim, a parcial terminou empatada, e os times foram para o intervalo com o placar marcando 40 a 27.

Assim como no primeiro quarto, o Vasco voltou do intervalo superior no jogo. Enquanto a equipe do Campo Mourão converteu apenas cinco pontos, os cariocas marcaram 14, e, após cesta de três de Márcio, Emerson Souza pediu tempo. A parada igualou as ações. Se Gaúcho pontuava de um lado, Estevão respondia do outro. Collum acertou de três e elevou a vantagem para 24 pontos antes do fim do terceiro período: 64 a 40.

Apesar de a virada ser difícil, os paranaenses continuaram lutando. Milton, com dez pontos logo no início do quarto, se esforçava para diminuir a diferença. Do lado vascaíno, a bola não caía, e o time abusava das faltas. Foram seis nos quatro primeiros minutos. E o técnico Christiano Pereira pediu tempo após ver a vantagem cair para 16 pontos. Os visitantes estavam empolgados com o bom momento, mas, após falta técnica cometida pelo seu técnico, o Vasco voltou a pontuar. E quando Palacios acertou de longe, Emerson Souza parou o jogo. O Campo Mourão ainda tentou reagir, mas era tarde demais. Os vascaínos controlaram o jogo e venceram por 79 a 64, acabando com o sonho do rival de fechar a série dentro de São Januário.



Fonte: GloboEsporte.com