Série invicta do Urubu nos anos 70 teve diversos amistosos contra equipes de pouca expressão; veja lista

Sexta-feira, 03/06/2016 - 14:53
comentário(s)

O torcedor cruzmaltino tem sentido por parte da grande imprensa um desejo velado de desvalorizar a monumental série invicta do Vasco da Gama (atualmente na marca de 32 jogos oficiais, e contando...). Geralmente, isto se dá por meio de comparações com outras marcas. Sejam elas do próprio Vasco, colocando sempre que o clube ainda está atrás de determinado número mesmo já tendo batido o recorde de jogos oficiais (fato que só teve o devido destaque nas mídias oficiais do clube), ou de outros clubes, notadamente do rival rubro-negro. Para o desespero de alguns, a série invicta do Vasco não conta com rigorosamente nenhum amistoso, além de um título Estadual INVICTO e partidas contra, por exemplo, três dos quatro clubes grandes de São Paulo, inclusive com o atual campeão brasileiro.

Os torcedores do Urubu propalam que o clube da Zona Sul tem uma série invicta de 52 jogos entre 1978 e 1979, afirmando-se que está bem acima dos 32 jogos do clube do subúrbio. Pesquisando em sites rubro-negros, além de uma investigação jogo a jogo por parte do SEMPREVASCO.COM em todas as súmulas, pudemos constatar algo, no mínimo, curioso. Do total de jogos, foram nada menos do que 19 amitosos (absurdos 36,5% do total), além de jogos contra adversários absolutamente inexpressivos, como Seleção de Friburgo, Fluminense de Friburgo, Seleção de Roraima, Seleção de Natal e congêneres. E - pasmem! -, rigorosamente nenhuma partida oficial a nível nacional. Apenas jogos do Campeonato Carioca e amistosos. A segunda maioria série invicta do Flamengo tem 31 jogos (em 1977), com nove amistosos.

O Vasco, portanto, está prestes a bater a série do Flamengo em jogos oficiais em 1978-79 (33 jogos oficiais e 19 amistosos). Basta não perder para o Goiás, sábado, em São Januário, que a marca estará igualada, podendo ser superada na rodada seguinte, contra o Joinville. Confira a listagem dos jogos do Urubu abaixo, retirada do site "Enciclopédia do Flamengo" (https://sites.google.com/site/enciclopediadoflamengo/) - insuspeito, portanto -, e perceba a quantidade elevadíssima de amistosos e a presença de jogos contra adversários inexpressivos e combinados locais:



Fonte: Sempre Vasco