Sem Andrezinho, Jorginho tenta montar 'quebra-cabeça'; confira opções

Terça-feira, 24/05/2016 - 07:26
comentário(s)

Para o terceiro compromisso na busca pela volta à Série A do Brasileiro, o Vasco não vai contar com Andrezinho, um dos principais pilares da equipe invicta há 29 partidas. O meia sentiu lesão na coxa ainda no primeiro tempo na vitória contra o Tupi por 1 a 0, no último sábado, e não enfrenta o Vila Nova em Brasília, nesta terça-feira, às 21h30 (horário de Brasília). Responsável pelo balanceamento do meio-campo, o meia tem dois gols e duas assistências em 21 jogos no ano, mas são os 865 passes certos e os 38 desarmes em 2016 que creditam o camisa 7 como um verdadeiro dono da projeção ofensiva do Vasco. Os números são do site footstats.com.

Nesse cenário, Jorginho não deu nenhuma pista no treino da última segunda-feira de quem vai substituir o armador de 32 anos. Mas, durante a coletiva após a partida, ele deu a entender que poderia ir com Evander, que entrou no lugar do titular no sábado, ou até mesmo Bruno Gallo ou Diguinho, para uma postura mais defensiva. O GloboEsporte.com destrinchou as possibilidades da formação do Vasco para a partida desta terça-feira.

Sem o mesmo ímpeto de marcação que Andrezinho, Evander foi o escolhido de Jorginho na partida contra o Tupi. Durante o primeiro tempo, o jovem exerceu a mesma função tática do titular, preenchendo o meio do Vasco e saindo com a bola dominada. Já na segunda etapa, o polivalente Jorge Henrique foi trazido para dentro, enquanto que Evander foi adiantado, se posicionando, às vezes, até na mesma linha tática de Thalles. Após a vitória contra o time mineiro, o comandante vascaíno comentou as mudanças forçadas pela lesão do camisa 7.

- (Evander está) Evoluindo. Jogador que quando ia dar pressão no homem da bola, já ia driblado. Mas hoje já tem uma noção de marcação. Ofensivamente, é um jogador muito bom e criativo, o que eu peço para a ele é mais personalidade. No campo, o que a gente fez foi trazer o Jorge Henrique para o meio e ele para esquerda. Já que ali não era a posição dele.

Aos 36 do segundo tempo, o garoto deixou o gramado para entrada de Diguinho, o que poderia ser um teste de uma formação mais defensiva. A entrada de mais um volante de contenção poderia dar maior liberdade para os laterais, uma vez que Marcelo Mattos já fecha o setor. A presença de dois primeiros volantes também liberaria Nenê para a criação de jogadas, além de Jorge Henrique não ter a obrigação de voltar tanto para marcar. Questionado sobre as condições de Andrezinho contra o Vila Nova, o treinador ventilou a possibilidade de usar o volante Bruno Gallo.

- A gente tem opções. Eu preferi manter a equipe ofensiva (contra o Tupi). Poderia ter colocado o (Bruno) Gallo, mas coloquei o Evander. A gente vai ver o que fazer.



Vila Nova x Vasco

Local: Mané Garrincha, Brasília
Data e horário: terça-feira (24), às 21h30 (de Brasília)
Escalação: Jordi, Madson, Luan, Rodrigo e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Julio dos Santos, Evander (Bruno Gallo) e Nenê; Jorge Henrique e Thalles.
Desfalques: Martín Silva (convocado para a seleção uruguaia) e Andrezinho (lesão na coxa)
Arbitragem: Marcelo Aparecido R de Souza (SP), auxiliado por Alberto Poletto Masseira (SP) e Vitor Carmona Metestaine (SP)

Fonte: GloboEsporte.com